Critérios para um atendimento em creche

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Básica



Critérios para um
Atendimento em
Creches que Respeite

os Direitos Fundamentais das Crianças

2009







































Foto: Carochinha/Coseas/USP

Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica

Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica Coordenação Geral de Educação Infantil













































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CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS










2ª EDIÇÃO












Brasília

2009






Direção de Arte

Tech Gráfica

Criação e Projeto Gráfico

Daniel Ribeiro

Diagramação

Daniel Ribeiro

Tiragem

268.470 exemplares

Autoria:

Maria Malta Campos e Fúlvia Rosemberg

Equipe de Pesquisa sobre Creche

Departamento de Pesquisas Educacionais

Fundação Carlos Chagas

1ª Edição em 1995



Campos, Maria Malta.

Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças / Maria Malta Campos e Fúlvia Rosemberg. – 6.ed. Brasília : MEC, SEB, 2009.

44 p. : il.

ISBN  978-85-7783-019-0

1. Creche. 2. Critérios de avaliação. I. Campos, Maria Malta. II. Rosemberg, Fúlvia. III. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. IV. Título.

CDU 373.22










SUMÁRIO





APRESENTAÇÃO ....................................................................................
07
1. Esta creche respeita criança: critérios para a unidade creche

.
Maria Malta Campos............................................................................
11


2. A política de creche respeita criança: critérios para políticas e programas


de creche

.
Fúlvia Rosemberg................................................................................
29
BIBLIOGRAFIA.........................................................................................
41
AGRADECIMENTOS................................................................................
42
















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Apresentação


Este documento compõe-se de duas partes. A primeira contém critérios relativos à organização e ao funcionamento interno das creches, que dizem respeito principalmente as práticas concretas adotadas no trabalho direto com as crianças. A segunda explicita critérios relativos à definição de diretrizes e normas políticas, programas e sistemas de financiamento de creches, tanto governamentais como não governamentais.

Não inclui, assim, o detalhamento e as especificações técnicas necessárias para a implantação dos programas. Os critérios foram redigidos no sentido positivo, afirmando compromissos dos políticos, administradores e dos educadores de cada creche com um atendimento de qualidade, voltado para as necessidades fundamentais da criança. Dessa forma, podem ser adotados ao mesmo tempo como um roteiro para implantação e avaliação e um termo de responsabilidade. O texto utiliza uma linguagem direta, visando todos aqueles que lutam por um atendimento que garanta o bem estar e o desenvolvimento das crianças.

O documento focaliza o atendimento em creche, para crianças entre 0 a 6 anos de idade. Na maior parte das creches, as crianças permanecem em tempo integral, voltando para suas casas diariamente. A creche, assim, caracteriza-se, quase sempre, pela presença de crianças menores de 4 anos e pelas longas horas que ali permanecem diariamente. Embora muitos dos itens incluídos apliquem-se também a outras modalidades de atendimento, como a pré-escola, a qualidade da educação e do cuidado em creches constitui o objeto principal do documento. Atingir, concreta e objetivamente, um patamar mínimo de qualidade que respeite a dignidade e os direitos básicos das crianças, nas instituições onde muitas delas vivem a maior parte de sua infância, nos parece, nesse momento, o objetivo mais urgente.

Os pressupostos do documento baseiam-se em três áreas de conhecimento e ação: dados sistematizados e não sistematizados sobre a realidade vivida no cotidiano da maioria das creches brasileiras que atendem a criança pequena pobre; o estado do conhecimento sobre o desenvolvimento infantil em contextos alternativos à família, no


7

Brasil e em países mais desenvolvidos, que vem trazendo contribuições

importantes para o entendimento do
significado
das interações
e
das  vivências  da  criança  pequena  e  o  papel  que  desempenham  em

seu  desenvolvimento  psicológico,  físico,  social  e  cultural;  discussões

nacionais e internacionais sobre os direitos das crianças e a qualidade

dos serviços voltados para a população infantil.


Sua  primeira  versão  foi  preparada  no  contexto  de  um  projeto  de

assessoria e formação de profissionais
de creche de Belo Horizonte,
financiado por Vitae*. Posteriormente foi discutido no 1° Simpósio Nacional de Educação Infantil, em Brasília. A partir do final de 1994, contou com o apoio do Ministério de Educação e do Desporto, que organizou um encontro de especialistas, em São Paulo, para discutir a segunda versão do documento. Outros grupos e pessoas também colaboraram com críticas e sugestões durante todo o período de elaboração do texto.

Esperamos que estas propostas de compromisso sejam amplamente discutidas, assumidas e traduzidas em práticas que respeitem nossas crianças.























*  Vitae não compartilha necessariamente dos conceitos e opiniões expressos neste trabalho, que são da exclusiva responsabilidade das autoras.


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Foto: Carochinha/Coseas/USP





















ESTA CRECHE RESPEITA A CRIANÇA

Critérios para a unidade creche

Maria Malta Campos





















































Foto: Carochinha/Coseas/USP

ESTA CRECHE RESPEITA A CRIANÇA

Critérios para a unidade creche





     Nossas crianças têm direito à brincadeira

     Nossas crianças têm direito à atenção individual

     Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante

     Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza

     Nossas crianças têm direito a higiene e à saúde

     Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia

     Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão

     Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos

     Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade

     Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos

     Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche

     Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa









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Nossas crianças têm direito à brincadeira

     Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos

     Os brinquedos são guardados em locais de livre acesso às crianças

     Os brinquedos são guardados com carinho, de forma organizada

  As rotinas da creche são flexíveis  e reservam períodos longos para as

brincadeiras livres das crianças

     As famílias recebem orientação sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil

     Ajudamos as crianças a aprender a guardar os brinquedos nos lugares apropriados

     As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas

     Ajudamos as crianças a aprender a usar brinquedos novos

     Os adultos também propõem brincadeiras às crianças

     Os espaços externos permitem as brincadeiras das crianças

     As crianças maiores podem organizar os seus jogos de bola, inclusive futebol

     As meninas também participam de jogos que desenvolvem os movimentos amplos: correr, jogar, pular

     Demonstramos o valor que damos às brincadeiras infantis participando delas sempre que as crianças pedem

     Os adultos também acatam as brincadeiras propostas pelas crianças







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Nossas crianças têm direito à atenção individual

     Chamamos sempre as crianças por seu nome

     Observamos as crianças com atenção para conhecermos melhor cada uma delas

     O diálogo aberto e contínuo com os pais nos ajuda a responder às necessidades individuais da criança

     A criança é ouvida

     Sempre procuramos saber o motivo da tristeza ou do choro das crianças

     Saudamos e nos despedimos individualmente das crianças na chegada e saída da creche

     Conversamos e somos carinhosos com as crianças no momento da troca de fraldas e do banho

     Comemoramos os aniversários de nossas crianças

     Crianças muito quietas, retraídas, com o olhar parado, motivam nossa atenção especial

     Aprendemos a lidar com crianças mais agitadas e ativas sem discriminá-las ou puní-las

     Aprendemos a lidar com preferências individuais das crianças por alimentos

     Ficamos atentos à adequação de roupas e calçados das crianças nas diversas situações

  Damos suporte às crianças que têm dificuldades  para se integrar nas

brincadeiras dos grupos

     Procuramos respeitar as variações de humor das crianças

     Procuramos respeitar o ritmo fisiológico da criança: no sono, nas evacuações, nas sensações de frio e calor



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     Crianças com dificuldades especiais recebem apoio para participar das atividades e brincar com os colegas

     Nossas crianças têm direito a momentos de privacidade e quietude

     Evitamos usar e que as crianças usem apelidos que discriminem outras crianças

     Procuramos analisar porque uma criança não está bem e encaminhá-la

à orientação especializada quando necessário












































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Nossas crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante

     Arrumamos com capricho e criatividade os lugares onde as crianças passam o dia

     Nossas salas são claras, limpas e ventiladas

     Não deixamos objetos e móveis quebrados nos espaços onde as crianças ficam

     Mantemos fora do alcance das crianças produtos potencialmente perigosos

     As crianças têm lugares agradáveis para se recostar e desenvolver atividades calmas

     As crianças têm direito a lugares adequados para seu descanso e sono

     Nossa creche demonstra seu respeito às crianças pela forma como está arrumada e conservada

     Nossa creche sempre tem trabalhos realizados pelas crianças em exposição

     Quando fazemos reformas na creche nossa primeira preocupação é melhorar os espaços usados pelas crianças

     Quando fazemos reformas tentamos adequar a altura das janelas, os equipamentos e os espaços de circulação às necessidades de visão e locomoção das crianças

     Nossa equipe procura desenvolver relações de trabalho cordiais e afetivas

     Procuramos tornar acolhedor o espaço que usamos para receber e conversar com as famílias

     Procuramos garantir o acesso seguro das crianças à creche

     Lutamos para melhorar as condições de segurança no trânsito nas proximidades da creche


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Nossas crianças têm direito ao contato com a natureza

     Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis

     Nossas crianças têm direito ao sol

     Nossas crianças têm direito de brincar com água

     Nossas crianças têm oportunidade de brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza

     Sempre que possível levamos os bebês e as crianças para passear ao ar livre

     Nossas crianças aprendem a observar, amar e preservar a natureza

     Incentivamos nossas crianças a observar e respeitar os animais

     Nossas crianças podem olhar para fora através de janelas mais baixas e com vidros transparentes

     Nossas crianças têm oportunidade de visitar parques, jardins e zoológicos

     Procuramos incluir as famílias na programação relativa à natureza




















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Nossas crianças têm direito à higiene e à saúde

     Nossas crianças têm direito de manter seu corpo, cuidado, limpo e saudável

     Nossas crianças aprendem a cuidar de si próprias e assumir responsabilidades em relação à sua higiene e saúde

     Nossas crianças têm direito a banheiros limpos e em bom funcionamento

     O espaço externo da creche e o tanque de areia são limpos e conservados periodicamente de forma a prevenir contaminações

     Nossas crianças têm direito à prevenção de contágios e doenças

     Lutamos para melhorar as condições de saneamento nas vizinhanças da creche

     Acompanhamos com as famílias o calendário de vacinação das crianças

     Acompanhamos o crescimento e o desenvolvimento físico das crianças

  Mantemos comunicação com a família quando uma criança fica  doente

e não pode freqüentar a creche

     Procuramos orientação nos serviços básicos de saúde para a prevenção de doenças contagiosas existentes no bairro

     Procuramos orientação especializada para o caso de crianças com

dificuldades físicas, psico-afetivas ou problemas de desenvolvimento

     Sempre que necessário encaminhamos as crianças ao atendimento de saúde disponível ou orientamos as famílias para fazê-lo

     O cuidado com a higiene não impede a criança de brincar e se divertir

     Damos o exemplo para as crianças, cuidando de nossa aparência e nossa higiene pessoal


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Nossas crianças têm direito a uma alimentação sadia

     Preparamos os alimentos com capricho e carinho

     Nossas crianças têm direito a um ambiente tranqüilo e agradável para suas refeições

     Planejamos alimentos apropriados para as crianças de diferentes idades

     Permitimos que meninos e meninas participem de algumas atividades na cozinha, sempre que possível

     Procuramos respeitar preferências, ritmos e hábitos alimentares individuais das crianças

     Procuramos diversificar a alimentação das crianças, educando-as para uma dieta equilibrada e variada

     Incentivamos as crianças maiorzinhas a se alimentarem sozinhas

  A água filtrada está sempre acessível às crianças

     Incentivamos a participação das crianças na arrumação das mesas e dos utensílios, antes e após as refeições

     Nossa cozinha é limpa e asseada

     Nossa despensa é limpa, arejada e organizada

     Valorizamos o momento da mamadeira, segurando no colo os bebês e demonstrando carinho para com eles

     Ajudamos os pequenos na transição da mamadeira para a colher e o copo

     Procuramos sempre incluir alimentos frescos nos cardápios

     Procuramos manter uma horta, mesmo pequena, para que as crianças aprendam a plantar e cuidar das verduras

     As famílias são informadas sobre a alimentação da criança e suas sugestões são bem recebidas


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Nossas crianças têm direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão

     Nossas crianças têm direito de aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza

     Valorizamos nossas crianças quando tentam expressar seus pensamentos, fantasias e lembranças

     Nossas crianças têm oportunidade de desenvolver brincadeiras e jogos simbólicos

     Nossas crianças têm oportunidade de ouvir músicas e de assistir teatro de fantoches

     Nossas crianças são incentivadas a se expressar através de desenhos, pinturas, colagens e modelagem em argila

     Nossas crianças têm direito de ouvir e contar histórias

     Nossas crianças têm direito de cantar e dançar

     Nossas crianças têm livre acesso a livros de história, mesmo quando ainda não sabem ler

     Procuramos não deixar as perguntas das crianças sem resposta

     Quando não sabemos explicar alguma coisa para as crianças, sempre que possível procuramos buscar informações adequadas e trazê-las posteriormente para elas

     Sempre ajudamos as crianças em suas tentativas de compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta

     Não reprimimos a curiosidade das crianças pelo seu corpo

     Não reprimimos a curiosidade sexual das crianças





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     Bebês e crianças bem pequenas aproveitam a companhia de crianças maiores para desenvolver novas habilidades e competências

     Crianças maiores aprendem muito observando e ajudando a cuidar de bebês e crianças pequenas

     Não deixamos nossas crianças assistindo televisão por longos períodos

     As famílias são informadas sobre o desenvolvimento de suas crianças











































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Nossas crianças têm direito ao movimento em espaços amplos

     Nossas crianças têm direito de correr, pular e saltar em espaços amplos, na creche ou nas suas proximidades

     Nossos meninos e meninas têm oportunidade de jogar bola, inclusive futebol

     Nossos meninos e meninas desenvolvem sua força, agilidade e equilíbrio físico nas atividades realizadas em espaços amplos

     Nossos meninos e meninas, desde bem pequenos, podem brincar e explorar espaços externos ao ar livre

     Nossas crianças não são obrigadas a suportar longos períodos de espera

     Os bebês não são esquecidos no berço

     Os bebês têm direito de engatinhar

     Os bebês têm oportunidade de explorar novos ambientes e interagir com outras crianças e adultos

     As crianças pequenas têm direito de testar seus primeiros passos fora do berço

     Reservamos espaços livres cobertos para atividades físicas em dias de chuva

     Organizamos com as crianças aquelas brincadeiras de roda que aprendemos quando éramos pequenos

     Procuramos criar ocasiões para as famílias participarem de atividades ao ar livre com as crianças






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Nossas crianças têm direito à proteção, ao afeto e à amizade

     Nossas crianças sabem que são queridas quando percebem que suas famílias são bem-vindas e respeitadas na creche

     Nossa creche respeita as amizades infantis

     Nossa creche valoriza a cooperação e a ajuda entre adultos e crianças

     Nossas crianças encontram conforto e apoio nos adultos sempre que precisam

     Procuramos entender porque a criança está triste ou chorando

     Procuramos ajudar as pessoas da equipe quando enfrentam problemas pessoais sérios

     Procuramos não interromper bruscamente as atividades das crianças

     Evitamos situações em que as crianças se sintam excluídas

     Evitamos comentar assuntos relacionados com as crianças e seus familiares na presença delas

     Nossas crianças, mesmo quando brincam autonomamente, não ficam sem a proteção e o cuidado dos adultos

     Conversamos e brincamos com os bebês quando estão acordados

     Nossas crianças recebem atenção quando nos pedem ou perguntam alguma coisa

     Procuramos proteger as crianças de eventuais agressões dos colegas

     Ajudamos as crianças a desenvolver seu auto-controle e aprender a lidar com limites para seus impulsos e desejos

     Explicamos as crianças os motivos para comportamentos e condutas que não são aceitos na creche

     Nunca deixamos de procurar entender e tomar providências quando nossas crianças aparecem na creche machucadas e amedrontadas



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Nossas crianças têm direito a expressar seus sentimentos

     Nossas crianças têm direito à alegria e à felicidade

     Nossos meninos e meninas têm direito a expressar tristeza e frustração

     Procuramos ensinar meninos e meninas como expressar e lidar com seus sentimentos e impulsos

     Procuramos sempre enfrentar as reações emocionais das crianças com carinho e compreensão

     Procuramos sempre entender as reações das crianças e buscar orientação para enfrentar situações de conflito

     O bem-estar físico e psicológico das crianças é um de nossos objetivos principais

     Ajudamos as crianças a desenvolver sua autonomia

     Sempre conversamos com as crianças sobre suas experiências em casa e no bairro

  Nossas crianças podem, sempre que querem, procurar e ficar  perto de

seus irmãozinhos que também estão na creche

     Nossas crianças expressam seus sentimentos através de brincadeiras, desenhos e dramatizações

     A manifestação de preconceitos de raça, sexo ou religião nos mobiliza para que procuremos incentivar atitudes e comportamentos mais igualitários na creche.









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Nossas crianças têm direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche

     As crianças recebem nossa atenção individual quando começam a freqüentar a creche

     As mães e os pais recebem uma atenção especial para ganhar confiança e familiaridade com a creche

     Nossas crianças têm direito à presença de um de seus familiares na creche durante seu período de adaptação

  Nosso  planejamento  reconhece  que  o  período  de  adaptação  é

um  momento  muito  especial  para  cada  criança,  sua  família  e  seus

educadores

     Nosso planejamento é flexível quanto a rotinas e horários para as crianças em período de adaptação

     Nossas crianças têm direito de trazer um objeto querido de casa para ajudá-las na adaptação à creche: uma boneca, um brinquedo, uma chupeta, um travesseiro

     Criamos condições para que os irmãozinhos maiores que já estão na creche ajudem os menores em sua adaptação à creche

     As mães e os pais são sempre bem-vindos à creche

     Reconhecemos que uma conversa aberta e franca com as mães e os

pais é o melhor caminho para superar as dificuldades  do período de

adaptação

     Observamos com atenção a reação dos bebês e de seus familiares durante o período de adaptação

     Nunca deixamos crianças inseguras, assustadas, chorando ou apáticas, sem atenção e carinho

     Nossas crianças têm direito a um cuidado especial com sua alimentação durante o período de adaptação

     Observamos com cuidado a saúde dos bebês durante o período de adaptação


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Nossas crianças têm direito a desenvolver sua identidade cultural, racial e religiosa

     Nossas crianças têm direito a desenvolver sua auto-estima

     Meninos e meninas têm os mesmos direitos e deveres

     Nossas crianças, negras e brancas, aprendem a gostar de seu corpo e de sua aparência

     Respeitamos crenças e costumes religiosos diversos dos nossos

     Nossas crianças não são discriminadas devido ao estado civil ou à profissão de seus pais

     A creche é um espaço de criação e expressão cultural das crianças, das famílias e da comunidade

     Nossas crianças, de todas as idades, participam de comemorações e festas tradicionais da cultura brasileira: carnaval, festas juninas, natal, datas especiais de nossa história

Nossas crianças visitam locais significativos
de nossa cidade, sempre

que possível: parques, museus, jardim zoológico, exposições
Nossas crianças visitam locais significativos
do bairro, sempre que

possível: a padaria, uma oficina,  a praça, o corpo de bombeiros, um

quintal


     Estimulamos os pais a participar ativamente de eventos e atividades na creche













27



















A POLÍTICA DE CRECHE RESPEITA A CRIANÇA

Critérios para políticas e programas de creche






Fúlvia Rosemberg




















































Foto: Carochinha/Coseas/USP

A POLÍTICA DE CRECHE RESPEITA CRIANÇA

Critérios para políticas e programas de creche





  A política de creche respeita os direitos fundamentais da criança

• A política de creche está comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento da criança

• A política de creche reconhece que as crianças têm direito a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante

• A política de creche reconhece que as crianças têm direito à higiene e à saúde

• A política de creche reconhece que as crianças têm direito a uma alimentação saudável

• A política de creche reconhece que as crianças têm direito à brincadeira


• A política de creche reconhece que as crianças têm direito a ampliar seus conhecimentos

• A política de creche reconhece que as crianças têm direito ao contato com a natureza

















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A política de creche respeita os direitos fundamentais da criança

     As creches têm por objetivo educar e cuidar de crianças até 6 anos de idade

     As creches não estão sendo usadas por crianças com mais de 7 anos como alternativa à educação de 1º grau

     As creches são concebidas como um serviço público que atende a direitos da família e da criança

     A política de creche procura responder ao princípio de igualdade de oportunidade para as classes sociais, os sexos, as raças e os credos

  A política de creche reconhece que as crianças têm uma família

• A política de creche prevê a gestão democrática dos equipamentos e a participação das famílias e da comunidade

• A programação para as creches respeita e valoriza as características culturais da população atendida

     O programa de creches integra o planejamento municipal, estadual, regional e federal de ações mais gerais

     A política de creche estimula a produção e o intercâmbio de conhecimentos sobre educação infantil

     Há um projeto para as creches com explicitação de metas, estratégias, mecanismos de supervisão e avaliação

     O plano de expansão das creches, em quantidade e localização, responde às necessidades das famílias e crianças

     O plano para creche prevê entre suas metas a melhoria da qualidade do atendimento à criança






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• O orçamento para as creches é suficiente para oferecer um atendimento digno às crianças e um reconhecimento do trabalho do adulto profissional

     Os critérios para admissão de crianças nas creches são democráticos, transparente e não discriminatórios

     As pessoas que trabalham nas creches que trabalham nas creches são reconhecidas e tratadas como profissionais nos planos da formação educacional, do processo de seleção, do salário e dos direitos trabalhistas

     O per capita repassado às creches respeita o cronograma pré-estabelecido

     O valor do per capita repassado pelo poder público às creches conveniadas é suficiente para oferecer um tratamento digno às crianças


     O valor do per capita repassado às creches segue uma curva ascendente

     Os critérios para estabelecimento e avaliação de convênios são transparentes e acessíveis ao público

     As entidades conveniadas permitem o acesso público aos equipamentos e acolhem a orientação dos órgãos responsáveis





















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A política de creche está comprometida com o bem-estar e o desenvolvimento da criança

     O programa para as creches prevê educação e cuidado de forma integrada visando, acima de tudo, o bem-estar e o desenvolvimento da criança

     A melhoria da qualidade do serviços oferecido nas creches é um objetivo do programa

     As creches são localizadas em locais de fácil acesso, cujo entorno não oferece riscos à saúde e segurança

     Os projetos de construção e reforma das creches visam, em primeiro lugar, o bem-estar e o desenvolvimento da criança

A política de creche reconhece que os profissionais
são elementos

chave para garantir o bem-estar e o desenvolvimento da criança

As creches dispõem de um número de profissionais suficiente
para

educar e cuidar de crianças pequenas


O programa dá importância à formação profissional  prévia e em serviço

do pessoal, bem como à supervisão


A formação prévia e em serviço concebe que é função do profissional
de

creche educar e cuidar de forma integrada



     Os profissionais dispõem de conhecimentos sobre desenvolvimento infantil

     A política de creche reconhece que os adultos que trabalham com as crianças têm direito a condições favoráveis para seu aperfeiçoamento pessoal, educacional e profissional

     A política de creche reconhece a importância da comunicação entre famílias e educadores




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A política de creche reconhece que as crianças têm direito

a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante

• Os profissionais responsáveis elaboram projetos de construção ou reforma dos prédios das creches que visam em primeiro lugar as necessidades, o bem-estar e o desenvolvimento das crianças

     O orçamento possibilita construção ou reforma adequada dos prédios das creches

     Os prédios das creches recebem manutenção periódica

     O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de mobiliário, equipamentos e materiais necessários para que os ambientes sejam aconchegantes, seguros e estimulantes

     O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de roupas necessárias para as crianças dormirem, se trocarem em caso de imprevistos e se lavarem

     Os prédios contam com espaço interno e externo adequado ao número de crianças atendidas e às necessidades de sua faixa etária

     Os prédios oferecem condições adequadas para o bem-estar e o conforto da crianças: insolação, iluminação, ventilação, sonorização, esgoto e água potável

     Os  prédios  oferecem  condições  adequadas  para  as  necessidades

profissionais e pessoais dos adultos

     Os ambientes das creches são adequados às funções de educar e cuidar de crianças pequenas

     As creches dispõem de espaços externos sombreados, sem entulho, lixo, ou outras situações que ofereçam perigo às crianças

     O programa prevê a manutenção dos espaços verdes das creches para que ofereçam condições de uso sem perigo

     Os espaços internos das creches, seu mobiliário e o material disponível permitem que a criança brinque, durma, aprenda, se alimente, vá ao banheiro, se lave e tenha privacidade

     As creches dispõem de mesas, cadeiras, mamadeiras, pratos e talheres para as crianças se alimentarem

     As creches respeitam a regulamentação local sobre normas de segurança e higiene

     Os adultos recebem formação prévia e em serviço sobre como criar, arrumar conservar e usar um ambiente aconchegante, seguro e estimulante para as crianças


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A política de creche reconhece que as crianças têm direito à higiene e à saúde

     O orçamento das creches prevê custos para manutenção da higiene e promoção de condições favoráveis à saúde de crianças e funcionários

     Os prédios das creches são limpos, arejados e bem insolados, evitando ser espaços propagadores de doenças entre as crianças

     As creches dispõem de água potável

     O esgotamento sanitário não corre pelos pátios das creches e nos espaços próximos

     O lixo das creches é recolhido diariamente

     As creches dispõem de produtos para a higiene pessoal das crianças

     As creches dispõem de utensílios e produtos de limpeza

     O programa de manutenção das creches está atento para infestações com insetos e animais nocivos

     O Planejamento sanitário e da saúde da região incorpora a ação desenvolvida

nas creches e a orientação aos profissionais que ali trabalham

• A formação prévia e em serviço dos adultos está atenta para temas relacionados à higiente e à saúde

• A definição da função do profissional integra a preocupação com a saúde e a higiene na creche

  A programação para as crianças prevê ações relacionadas à área de saúde

e  higiene

     As creches dispõem de material necessário para prestar os primeiros socorrros e seus profissionais estão informados para onde devem encaminhar as crianças em casos de acidente

     A programação de saúde dá especial atenção à comunicação entre família

e  creche


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A política de creche reconhece que as crianças têm direito a uma alimentação saudável

     O orçamento das creches prevê um custo de alimentação per capita pelo menos equivalente ao destinado a uma criança na cesta básica

  A programação da alimentação nas creches prevê alimentos in natura

     O cardápio das creches é balanceado e variado para responder às necessidades calóricas e protéicas das crianças

     As creches dispõem de espaços adequados, arejados, limpos e seguros para armazenamento e preparo de alimentos

     As creches dispõem de utensílios necessários ao preparo de alimentos

As crianças dispõem de móveis e utensílios suficientes
e adequados

para se alimentarem

A formação prévia e em serviço dos profissionais  considera a alimentação

e  outras  atividades  ligadas  ao  cuidado  como  integradas  ao  processo

educativo infantil


• A programação das creches integra a alimentação e outras atividades ligadas ao cuidado no processo educativo



















37

A política de creche reconhece que as crianças têm direito à brincadeira

     O orçamento para creches prevê a compra e reposição de brinquedos, material para expressão artística e livros em quantidade e qualidade satisfatórias para o número de crianças e as faixas etárias

     Os brinquedos, os materiais e os livros são considerados como instru-mento do direito à brincadeira e não como um presente excepcional

     A construção das creches prevê a possibilidade de brincadeiras em espaço interno e externo

     As creches dispõem de número de educadores compatível com a promoção de brincadeiras interativas

     Os prédios das creches dispõem de mobiliário que facilite o uso, a organização e conservação dos brinquedos

     A formação prévia e em serviço reconhece a importância da brincadeira e da literatura infantil para o desenvolvimento da criança

     A programação para as creches reconhece e incorpora o direito das crianças à brincadeira





















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A política de creche reconhece que as crianças têm direito a ampliar seus conhecimentos

• A política de creche possibilita que as crianças tenham acesso à produção cultural da humanidade

     O orçamento para creches prevê a compra e reposição de livros e materiais adequados para o número de crianças e as faixas etárias

     Os brinquedos, os materiais e os livros são considerados como instrumentos importantes para a promoção do desenvolvimento e ampliação dos conhecimentos das crianças

     Os profissionais de creche dispõem de um nível de instrução compatível com a função de educador

  A formação prévia e em serviços dos profissionais  contempla o acesso à

cultura e a  ampliação dos conhecimentos das crianças como aspectos

importante do trabalho da creche

  A  política  de  creche  incorpora  a  preocupação  de  encontrar  meios

adequados  para  promover  o  desenvolvimento  infantil,  sem  submeter

precocemente as crianças a um modelo escolar rígido

• A programação prevê que as famílias sejam informadas dos progressos de suas crianças sem que isto implique em avaliação formal

• A política de creche propicia que os educadores ampliem seus conhecimentos e sua formação pessoal, educacional e profissional














39

A política de creche reconhece que as crianças têm direito ao contato com a natureza

     O orçamento para construção, reforma e conservação das creches prevê custos para manutenção de área verde no entorno ou dentro da creche

     As instâncias de arborização e jardinagem municipal incluem as creches e seus espaços externos nos projetos locais

     O projeto de construção e reforma dos prédios das creches prevê espaços externos que comportem plantas

     O programa prevê que as creches tenham condições para plantio de pequenas hortas e árvores frutíferas de rápido crescimento

     Os profissionais de creche recebem formação e orientação para propiciar o contato e o respeito das crianças para com a natureza

     A programação para as crianças dá especial atenção ao tema da natureza

     A programação das creches incentiva passeios e outras atividades que favoreçam maior contato com a natureza






















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BIBLIOGRAFIA




ABBOT – SHIM, Martha e SIBLEY, Anette. Assessment profile  for early childhood

programs. Manual administration. Nova Zelândia, 1987.

_____________ Assessmen prifle for early childhood programs: Preschool, infant, school-age. Nova Zelândia, s.e., 1987.

BALAGEUR, I;. MESTRE, J. e PENN, H. Quality in services for Young children: A discussion paper. Bruxelas, European Commission Childcare Networdk, Commission to the European Communities, 1992.

BREDEKAMP, Sue (ed.) Developmentally appropriate practice in early childhood programas serving children from birth through age 8. Washington DC, National Association for the Education of Young Children – NAEYC, 1992 (expanded edition).

NATIONAL Childcare Accreditation Council. Putting children first: Introducing quality improvement & accreditation childcare. Sidney, National Childcare Accreditation Council, s.d.

________________ Putting children first: Quality improvement and accreditation system handbook. Sidney, National Childcare Accreditation Council, 1993.

__________________ Putting children first: Qualyty improvement and accreditation system workbook. Sidney, National Childcare Accreditation Council, 1994.

PASCAL, Christine. Capturing the qualy of educational provision for young children: A story of developing professionals and developing methodology. European Early Childhood Education Research Journal, v.1, n. 1, p. 69-80, 1993











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Agradecimentos

Versões preliminares deste documento foram apresentadas  em diferentes fóruns e discutidas por vários especialistas que assim contribuíram para que se chegasse ao formato atual.

      Maria Lúcia Alcântara Machado e Moysés Kuhlmann Jr. Da Equipe de Pesquisas sobre Creche do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas

      Participantes  do  projeto  Formação  do  Educador  de  Creche  de  Belo

Horizonte:

Aidê Cançado Almeida, Áurea Fucks Dreifuss, Déborah Lobo Martins, Gilda Westin Cosenza, Isa T.F. Rodrigues da Silva, Jane Margareth de Castro, Kátia Teixeira Peiter Bezerra, Lílian Maria L. Sturzeneker, Lívia Maria Fraga Vieira, Márcia Moreira Veiga, Maria Claudia Marques Faria, Maria da Consolação g. C. Abreu, Maria Inês Mafra Goulart, Patrícia Zingoni M. Morais, Rita de Cássia Freitas Coelho, Roberto Carlos Ramos, Walquíria Angélica Passos Garcia.

Participantes do Centro Brasileiro de Investigações sobre Desenvolvimento e Educação Infantil (CINDEDI) do Departamento de Psicologia e Educação da FFCL de Ribeirão Preto (SP): Ana Maria Mello, Maria Clotilde Rossetti Ferreira, Telma Vitória.

      Participantes do I Simpósio Nacional de Educação Infantil organizado pela COEDI-MEC em agosto de 1994 em Brasília.

      Participantes da reunião de trabalho organizada pela COEDI-MEC e pela Fundação Carlos Chagas especialmente para discutir o documento realizada em São Paulo dia 15 de dezembro de 1994:


Ana Cecília Sucupira, Ana Maria Mello, Ana Maria Secches, Ângela M. Rabelo F. Barreto, Fátima Regina T. de Salles Dias, Jane Margareth de Castro, Lívia Maria Fraga Vieira, Márcia

Pacheco Litzner, Maria Helena G. de Castro, Rita de Cássia de

Freitas Coelho, Silvia Pereira de Carvalho, Stela Maria Naspolini, Stela Maris L. Oliveira, Tizuko M. Kishimoto, Vitória L. Barreto de Faria, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.

      Robert Myers do Consultative Group on Early Childhood Care and Development (Nova York)


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