Projeto Político Pedagógico - PPP

Projeto = identidade 
A escola                         A comunidade

“Ter uma identidade tem a ver com ter uma história, com poder colocar a própria realidade entre passado e futuro, integrando na realidade essa história e esse novo projeto”.
Joan Subiratis

Text Box:  não ter consciência da própria identidade dificuldade de determinar o que é desejável e o que se deve recusar.
 identidade social construção a partir de uma rede de relações e de fluxo de informações entre os membros dessa comunidade escolar e em relação com outras comunidades.

Elemento central desta identidade coletiva
Conjunto compartilhado de valores, normas e formas específicas de enfrentar e resolver os problemas cotidianos.
Comunidade-escola – comunidade local
Âmbitos de interdependência e de influencia recíprocas.

“Se apostarmos na convivência sem segmentações, na coesão social e na solidariedade sem distâncias...
... tudo que leve a uma melhor identificação das escolas com seu território e sua diversidade social, e tudo aquilo que conduza a melhorar o sentido de identidade e de projeto comunitário, irá nesse caminho”.
Joan Subiratis




Projeto político-pedagógico

Político por que diz respeito à arte e à ciência de governar – Ele prevê e dá uma direção à gestão da escola.
Pedagógico por que diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente.

“O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem  sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”.
J. C. Libâneo

Toda escola tem algum projeto pedagógico, seja ele formalizado em um texto ou vivido no dia  a dia da sala de aula. Quando sentamos juntos, profissionalmente para buscar respostas para as questões cotidianas, estamos colocando o projeto da escola em prática.


“Aquele que se entrega à tristeza renuncia à plenitude da vida.
Para sobreviver: planejar a esperança”.
Pichon Riviére
A escola  deve ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza o conjunto dos atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum. Para tal, é preciso demarcar os espaços próprios de ação, pois só na classificação desses limites se pode alicerçar uma colocação efetiva.


Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será utilizada pelo grupo.


Text Box: Quando os professores de determinada escola se reúnem para pensarem organizadamente sobre o seu  fazer, é o começo de uma atividade coletiva que quase certamente terá a “escrita” do projeto pedagógico da escola como resultado.
Text Box: O Projeto Pedagógico da escola pode enriquecer se todos puderem mostrar suas habilidades e forem respeitados pelas diferenças e não pelas semelhanças.

Text Box: Projeto Pedagógico
Deve traduzir a história da instituição
Deve orientar o documento normativo da escola, seu Regimento Interno
Deve ser elaborado a partir dos princípios norteadores

Quem é você?
 Conhecer-se e às suas circunstâncias                                             (identidade)
 Consenso mínimo em torno de opções sociais políticas pedagógicas
 Conhecer o outro

O que você quer ser daqui a 5,10 anos?
Como você quer estar?                                                                     (Propósito)
Intenções concretas
 Desejo
 Sonho
 Expectativa
O que você precisa? Necessidades                                         (Diagnóstico)
Ter competência
 Análise da situação
 Identificar prioridades
 Forças e fraquezas, possibilidades e limites

O que você vai fazer para conseguir? Mobilizar-se para enfrentar e resolver as necessidades.
 Metas                                                                                    (Método)
 Tomada de decisões
Text Box: Quem pode lhe ajudar: Parceiros, dentro e fora de comunidade de aprendizagem,

Como saber se caminhamos bem?
 Acompanhamento
 Retroalimentação: avaliação externa
                             auto-avaliação

Text Box:  

Dados quantitativos:      matrícula
                                      freqüência
                                      aproveitamento
                                      presença de pais
                                      prazos

 Dados qualitativos: atendimento das expectativas
                               satisfação de alunos/pais/professores
                              respeito e visibilidade na comunidade




Queremos uma escola comunidade:
“...lugar no qual se trabalha modelos culturais, valores, normas e formas de conviver e de relacionar-se...”
Portanto, seu projeto é o: “âmbito em que esse conjunto de inter-relações e responsabilidades se materializa...”

As opções feitas na escola sobre avaliação, enturmação, horário de aulas, organização de festas seja a junina ou as Olimpíadas; enfim, cada decisão tomada pela escola é político-pedagógica e reflete as orientações  pedagógicas assumidas pelos seus profissionais.

Text Box:  
Text Box: O projeto educativo é simultaneamente um processo e um produto de uma planificação destinada a orientar a organização e o funcionamento da escola, tendo em vista a obtenção de determinados resultados.

Projeto pedagógico é um documento orientador da ação da escola, onde se registram os alvos a atingir, as opções estratégicas a seguir, em função do diagnóstico realizado, dos valores definidos e das concepções teóricas escolhidas

Projeto pedagógico como explicitação das convicções ideológicas, a enunciação dos propósitos gerais que orientam a prática da escola e justificam sua estrutura organizacional, onde são estabelecidas as relações entre os membros da comunidade escolar, formas de participação mecanismos de tomada de decisão.

Exemplo de Roteiro

Contextualização e caracterização da escola
Caracterização da comunidade: aspectos geográficos, históricos, sócio-econômicos.
Perfil dos alunos, corpo técnico pedagógico, apoio.
Breve histórico da instituição.
Concepção da educação e da prática pedagógica
Perfil do aluno que se quer formar.
Princípios norteadores da prática.
Diagnóstico
Necessidades
Prioridades
Decisões e estratégias de ação
Objetivos Gerais

Estrutura e Funcionamento
Organização da escola âmbito espaço-temporal
Níveis de oferta
Agrupamentos
Calendário
Rotinas


Âmbito relacional
Papel / perfil / responsabilidades
                   diretor
                   professor
                   coordenador
                   aluno
                   apoio
                   família
Âmbito administrativo financeiro
Modelo / instâncias de gestão
Responsabilidades


Proposta curricular
Fundamentos
Organização curricular (por série / por ciclo)
                                   (por área / por disciplina)
Objetivos
Orientações didáticas
Conteúdos
Avaliação
Proposta de formação continuada dos professores
Proposta de trabalho com os pais, comunidade e instituições similares da região


Currículo
 


“O Currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e cultura herdadas e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (idéias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições”.
Gimeno Sacristán - 99

Currículo: “Um modo pelo qual a cultura é representada e reproduzida no cotidiano das instituições escolares”.
Pedra - 97
 


A formalização do Projeto Pedagógico da escola assume aí um importante papel ao sugerir como o momento do registro e do “re-ver” para entender o nosso ofício e, através desta reflexão/estudo, nos tornamos professores capazes de interferir criativamente na elaboração do nosso trabalho.

“Confesso que não venho, até aqui, falar-vos sobre o problema da Educação, sem certo constrangimento: quem percorrer a legislação do país a respeito da Educação, tudo aí encontrará.
Sobre assunto algum se falou tanto no Brasil e, em nenhum outro tão pouco se realizou”.
...

“Não há, assim, como fugir a impressão penosa de nos estarmos a repetir. Há cem anos os educadores se repetem entre nós. Esvaem-se em palavras, esvaimo-nos em palavras e nada fazemos. Atacou-nos, por isto mesmo, um estranho pudor pela palavra. Pouco falamos os educadores de hoje. Estamos possuídos de um desespero mudo pela ação”.
Anísio Teixeira. Discurso na Assembléia Constituinte – 1947.

 





































Projeto Político Pedagógico - A Identidade da Escola


No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu = lançado. É particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para frente.  É um plano, intento, desígnio. Empreendimento. Plano geral de edificação.
Analisando com mais minúcia a  etimologia do termo Projeto Político Pedagógico, será mais fácil  familiarizar-se com o que ele  diz em suas entrelinhas:
PROJETO = vem do latim PROJICERE que significa lançar para frente;
POLÍTICA = refere-se à ciência ou arte de governar; orientação administrativa de um governo; princípios diretores da ação; conjunto dos princípios e dos objetivos que servem de guia a tomadas de decisão e que fornecem a base da planificação de atividades em determinado domínio; modo de se haver em qualquer assunto particular para se obter o que se deseja; estratégia; táctica;(Do grego politiké, «a arte de governar a cidade»).
PEDAGÓGICO = relativo ou conforme à pedagogia; que é teoria da arte, filosofia ou ciência da educação, com vista à definição dos seus fins e dos meios capazes de os realizar;
“Projeto Político Pedagógico: ação intencional. Compromisso sócio-político no sentido de compromisso com a formação do cidadão, para um tipo de sociedade e Pedagógico: no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas para que essas cumpram seus propósitos e sua intencionalidade”



Finalidade

Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.
    O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
    O PPP é diferente de planejamento pedagógico. É um conjunto de princípios que norteiam a elaboração e a execução dos planejamentos, por isso, envolvem diretrizes  mais permanentes, que abarcam conceitos subjacentes à educação:
    - Conceitos Antropológicos: (relativos à existência humana)
    - Conceitos Epistemológicos: aquisição do conhecimento
    - Conceitos sobre Valores: pessoais, morais, étnico...
    - Político: direcionamento hierárquico, regras...


Importância de um Projeto para a escola

    A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.
    Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhem-se as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar. Isso se faz imprescindível para  se ter um rumo, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
A escola deve buscar um ideal comum: fazer com que todos os alunos aprendam.  Uma boa sugestão é nomear comissões de pais e encarregá-las de organizar campeonatos esportivos nos finais de semana na quadra da escola, cuidar dos banheiros ou da biblioteca.

* Texto Fragmentado do material didático - Projeto Político Pedagógico/ A Identidade da Escola
Sistema de Ensino Portal Educação e Sites Associados






























O projeto pedagógico tem duas dimensões, como explicam André (2001) e Veiga (1998): a política e a pedagógica. Ele "é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo". Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade (Veiga, p. 12). Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani, cit por Veiga, 2001, p. 13).
Para Veiga (2001, p. 11) a concepção de um projeto pedagógico deve apresentar características tais como:
a) ser processo participativo de decisões;
b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;
d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica;
e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

A execução de um projeto pedagógico de qualidade deve, segundo a mesma autora:
a) nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;
b) ser exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;
c) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola,
d) ser construído continuamente, pois com produto, é também processo.



O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.