|     A MÚSICA DOS NOMES IDADE: A partir de 4 meses. TEMPO: 30 minutos. ESPAÇO: sala ou  pátio. OBJETIVOS: Reconhecer o   próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Escolha uma música na qual   você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se eu fosse um   peixinho”, “A canoa virou”, “Ciranda, cirandinha” e “Fui no Itororó”. Reúna a turma em um local   agradável e cante. Os bebês também já podem participar, já que a intenção é   fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda,   que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.  |        TEATRO DE BONECOS IDADE: A partir de 1 ano e   meio. TEMPO: 30 minutos. ESPAÇO: sala ou  pátio. MATERIAL: fantoches ou   dedoches. OBJETIVO: Conhecer a rotina   da escola enquanto conversa com os personagens. Sente-se com as crianças no   chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas   como: _ Quem trouxe você para a   escola hoje? _Você tem amigos? Quem são? _Você já tomou lanche? ... _Você já brincou no parque?  |   
|     HORA DA COLHEITA IDADE: A partir de 2 anos. TEMPO: Uma hora. ESPAÇO: sala de atividades. MATERIAL: Cartolina ou   papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um   passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos. OBJETIVOS: Integrar-se ao   grupo e colaborar com os colegas. PREPARAÇÃO: Cole uma   gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina   para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as   com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele,   desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume   vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de   passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos   galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as   cestinhas coloridas. Jogo par quatro crianças. * Uma criança por vez lança   o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a   na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o dado cair com a face   que traz o passarinho, é ele que fica com a fruta. O objetivo é colher todas   antes que o passarinho as coma.  |        Cantinho da leitura IDADE: A partir de 9 meses. TEMPO: 10 a 15 minutos por   dia. ESPAÇO:  sala de atividades. MATERIAL: tapete ou   colchão, almofadas, bonecos de pano e fantoches. OBJETIVO: Interessar-se por   histórias e explorar livros. A experiência de manusear   livro desde os primeiros meses de vida colabora com o aprendizado da leitura.   Escutar histórias com regularidade também favorece a formação de melhores   leitores e apreciadores do universo literário. O interesse de uma criança   pequena por uma história lida pode ser percebido por reações de alegria ou   tentativa de encenar a história. Não se preocupe com a variedade, pois as   crianças gostam de ouvir várias vezes a mesma história. Antes ou depois da   leitura, lembre de dar um tempo para as crianças manusearem livremente os   livros.  |