04 Sugestões de Atividades


A MÚSICA DOS NOMES

IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: sala ou  pátio.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.

Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se eu fosse um peixinho”, “A canoa virou”, “Ciranda, cirandinha” e “Fui no Itororó”.
Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também já podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
TEATRO DE BONECOS

IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: sala ou  pátio.
MATERIAL: fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens.

Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como:
_ Quem trouxe você para a escola hoje?
_Você tem amigos? Quem são?
_Você já tomou lanche? ...
_Você já brincou no parque?
HORA DA COLHEITA

IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos.
OBJETIVOS: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas.
PREPARAÇÃO: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo par quatro crianças.
* Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade.
Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele que fica com a fruta. O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.
Cantinho da leitura

IDADE: A partir de 9 meses.
TEMPO: 10 a 15 minutos por dia.
ESPAÇO:  sala de atividades.
MATERIAL: tapete ou colchão, almofadas, bonecos de pano e fantoches.
OBJETIVO: Interessar-se por histórias e explorar livros.

A experiência de manusear livro desde os primeiros meses de vida colabora com o aprendizado da leitura. Escutar histórias com regularidade também favorece a formação de melhores leitores e apreciadores do universo literário. O interesse de uma criança pequena por uma história lida pode ser percebido por reações de alegria ou tentativa de encenar a história. Não se preocupe com a variedade, pois as crianças gostam de ouvir várias vezes a mesma história. Antes ou depois da leitura, lembre de dar um tempo para as crianças manusearem livremente os livros.