Movimento e Educação


por Pillar Tetilla Manzano Borba
Trabalho como terapeuta ocupacional desde 1976.
Meu trabalho com crianças sempre foi e é através de jogos e brinquedos.
O brincar é inerente à criança. Ela possui uma necessidade enorme de se movimentar e o brinquedo propicia esse movimento.
É através do movimento da criança que ela se percebe e percebendo-se  adquire noção de seu corpo formando sua imagem corporal e conseqüentemente seu esquema corporal.
Os brinquedos ajudam-na nesse movimento interno (imagem corporal) e externo (esquema corporal). Brincando ela percebe o espaço circundante adquirindo noções de frente, atrás, em cima, embaixo, dentro, fora, esquerda e direita.
Brincando com os mais diversos tipos de materiais ela adquire e incorpora as qualidades dos materiais como: noções de duro/mole, leve/pesado, liso/rugoso, grande/pequeno, redondo/quadrado/ pontudo//… Cores, temperaturas,…
Ao brincar com simples tocos de madeira ela os alinha em linha reta, em linha curva, ela os empilha, ela constrói casas, estradas, morros, piscinas, rios e uma infinidade de coisas que passam por sua imaginação.
Todas estas noções que a criança adquire durante a fase do brincar, ela incorpora e tudo isso irá colaborar na aquisição do conhecimento posterior no período escolar.
Como relato de casos de crianças atendidas por mim confesso que todas foram muito bem na escola porque todos os movimentos que na infância foram executados intensamente através de seus músculos, ossos e nervos mais tarde se transformaram em movimentos no pensamento, na flexibilidade mental em aprender.
Crianças que tiveram a oportunidade de brincar na infância se mostraram na fase escolar bem mais calma na movimentação corpórea em sala de aula e bem mais atenciosa e concentrada na aula.
A hiperatividade hoje tão frequente nas salas de aula é fruto de uma infância onde as crianças são paradas muito cedo em cadeirinhas e mesinhas desde o maternal o que as impede de coordenarem seus corpos, explorarem seu espaço e vivenciarem as coisas ao seu redor.
O ensino intelectual precoce das crianças hoje está causando nelas toda sorte de doenças exatamente porque elas não estão sendo respeitadas, em suas necessidades intrínsecas como o brincar.
(*) Terapeuta Ocupacional, Pedagoga Waldorf
Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO
Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf
Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância