Pintura mágica
Título: Pintura Mágica
Âmbito: Conhecimento de Mundo
Eixo: Artes Visuais
Conteúdo:
Fazer Artístico:
Fazer Artístico:
- Exploração e manipulação de materiais, como pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas; de meios, como água; e de variados suportes gráficos, como parede, chão etc.
Objetivo:
- Brincar de faz de conta, como se fosse um pintor de fachadas, utilizando uma tinta muito especial
- Brincar de faz de conta, como se fosse um pintor de fachadas, utilizando uma tinta muito especial
– água.
- Explorar as possibilidades de movimentos com os materiais oferecidos.
- Manipular instrumentos característicos de pintura.
Material:
- Balde de brinquedo – utilizado em caixas de areia.
- Balde de brinquedo – utilizado em caixas de areia.
- Pincéis, rolos, brochas – de diferentes texturas e espessuras.
Atividade motivacional:
Apresentar fotografias de diferentes profissionais executando pinturas em áreas internas e externas. É importante apresentar imagens de diferentes profissionais executando seu trabalho tanto em paredes internas quanto externas, bem como realizando pinturas em muros.
Seguem alguns exemplos de imagens:

Conversar com as crianças sobre o que as pessoas retratadas estão fazendo e por que estão realizando tais tarefas.
Outras possibilidades:
a) Realizar visita a algum local que esteja sendo pintado, de modo que os alunos possam observar o que está sendo feito e como a tarefa é realizada pelos profissionais. Nessa ocasião, é possível que os alunos façam perguntas e esclareçam suas principais curiosidades sobre a profissão de pintor, bem como conheçam os equipamentos de segurança e os instrumentos de trabalho.
b) Ler o livro O castor pintor, escrito por Lars Klinting, publicado pela editora Martins Fontes. Nessa história, o castor Bruno ensina todas as etapas que são necessárias para executar a pintura de um móvel.
Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Convidar os alunos a brincarem de faz de conta – Pintores Mirins.
2. Apresentar aos alunos os “materiais e equipamentos” que irão utilizar durante a brincadeira:
- pincéis, rolos e brochas de diferentes espessuras e texturas;
- balde com água.
3. Explicar que a tinta que irão usar é mágica, ou seja, que pode assumir a cor que desejarem.
4. Oferecer um balde de praia com um pouco de água para cada aluno e solicitar que escolham o tipo de pincel que desejam para iniciar a brincadeira.
5. Favorecer um momento de exploração dos materiais.
6. Percorrer o ambiente externo da escola e realizar a “pintura” de faz de conta. Se possível, propor que “pintem” muros, cercas, áreas inclinadas, o chão, entre outras possibilidades que gerem a oportunidade de experimentar diferentes movimentos e ações.
7. Organizar a brincadeira de tal modo que os alunos troquem os instrumentos de pintura, experimentando o uso de todos os objetos disponibilizados previamente.
Nessa ocasião, poderão ser exploradas expressões como “para cima”, “para baixo”, “para o lado”; “muito”, “pouco”; “rápido” e “lento” (referindo-se aos movimentos executados pelas crianças); entre outros.
Avaliação:
No decorrer da atividade, é possível:
No decorrer da atividade, é possível:
- Verificar se os alunos apresentam autonomia na escolha dos materiais que desejam utilizar, estimulando-os para isso.
- Averiguar os movimentos que são realizados pelos alunos com os instrumentos oferecidos para a brincadeira. Sugerir movimentos variados para que ampliem suas possibilidades – movimentos circulares, retos; amplos, curtos; rápidos, lentos; de cima para baixo, de baixo para cima; de um lado para o outro.