Os disfarces
Título: Os disfarces
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Linguagem
Conteúdo:
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Relato de experiências vividas e narração de fatos em sequência temporal e causal.
- Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor
Objetivo:
- Relembrar contos conhecidos e identificar personagens que fazem parte dessas histórias.
- Relembrar contos conhecidos e identificar personagens que fazem parte dessas histórias.
- Selecionar tecidos e adereços que possam representar um determinado personagem.
- Expressar-se oralmente evidenciando um trecho de história conhecida.
Material:
- Livros de contos de fadas.
- Um baú ou caixa contendo tecidos leves, fitas, peças de roupas que não são mais usadas, colares, pulseiras, anéis, chapéus, sapatos, sombrinha, lenços, leque, bolsas, entre outros.
Atividade motivacional:
Organizar os alunos sentados em um círculo e apresentar os livros de contos, solicitando que façam consultas para identificar quais daquelas histórias conhecem.
A intenção é a de trazer à lembrança as histórias que os alunos já conhecem, portanto, por meio do manuseio desses livros, os alunos poderão observar as ilustrações e se recordar dos enredos.
Após o momento inicial de manipulação dos livros, organizar uma conversa a respeito das histórias preferidas, dos personagens de que mais gostam e de que não gostam, procurando levar os alunos a apresentarem justificativas e argumentos.
Após o momento inicial de manipulação dos livros, organizar uma conversa a respeito das histórias preferidas, dos personagens de que mais gostam e de que não gostam, procurando levar os alunos a apresentarem justificativas e argumentos.
Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Apresentar o “baú de fantasias” ou a “caixa de fantasias” e propor que os alunos selecionem objetos que possam ser utilizados para se fantasiarem de acordo com personagens das histórias conhecidas.
2. Favorecer a exploração dos itens e intervir sempre que necessário caso os alunos precisem de ajuda para negociar empréstimos de itens ou trocas deles.
3. Solicitar que representem trechos das histórias de acordo com a fantasia criada. Para isso, verificar se há alunos que poderão realizar a representação juntos, por exemplo: caso um aluno tenha se fantasiado de lobo mau e outra aluna de Chapeuzinho Vermelho, poderão atuar juntos, sendo auxiliados pelo professor.
Observação: Não há necessidade de os alunos representarem o conto inteiro, podem dramatizar as partes que desejarem.
4. Solicitar que os alunos retirem suas fantasias e as devolvam ao baú ou à caixa.
5. Combinar uma nova modalidade de encenação: por meio de sorteio, um aluno deve se dirigir ao baú e, sem contar aos colegas qual personagem escolheu, deve selecionar quatro itens para representá-lo. Depois de fantasiado, deve imitar o personagem escolhido e os demais participantes devem procurar descobrir que personagem é aquele.
6. Ao final da rodada, elaborar uma lista contendo os nomes dos alunos e dos personagens que foram representados por eles.
Avaliação:
Aspectos que podem ser observados no decorrer da atividade quanto ao desempenho dos alunos:
- conseguem expressar suas ideias por meio da oralidade;
- apresentam pedidos de troca ou de empréstimo de itens;
- representam e expressam determinados acontecimentos ocorridos em contos conhecidos;
- articulam frases típicas das falas dos personagens como: “Espelho, espelho meu! Existe no mundo alguém mais bonita do que eu?”; “Então eu vou soprar e vou bufar e sua casa derrubar!”; “Rapunzel, jogue-me suas tranças!”;