O lúdico na educação infantil



UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD
MUNICIPIO: SÃO BERNARDO DO CAMPO
ESTADO: SÃO PAULO
TURMA: 461
POLO: COLEGIO PROJEÇÃO
TUTORA: REGIANE JOAQUIM
ANO: 2009
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
BRINCAR E EDUCAR
MARILDA VALERIO PEREIRA


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SUMARIO
INTRODUÇÃO ................................................................................   3
1. DESVENDANDO O MISTERIO DO BRINCAR ..........................   5
1.1 O LUDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ....................   6
2. CONCLUSÃO .............................................................................   8
3. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ...........................................   9


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INTRODUÇÃO
Brincadeiras,  brinquedos  e  jogos  fazem  parte do  mundo  da  criança,  pois  estão
presentes  na  humanidade  desde  o  seu  inicio.  Este  artigo  vem  tratar  da busca  e  introdução  do
lúdico  no  processo  educativo,  mostrando  que  trabalhar  ludicamente  não  será  abandonado  à
seriedade  e  a  importância  dos  conteúdos  apresentados  às  crianças,  pois  as  atividades  lúdicas
são  importantes  para o  desenvolvimento dos conhecimentos,  possibilitando  melhor percepção
da  imaginação  da  fantasia  e  dos  sentidos.  Através  das  atividades  lúdicas  a  criança  passa  a
perceber  e  aceitar  o  outro  estabelecendo  relações  sociais  construindo  conhecimentos  e
desenvolvendo-se integralmente.
O  brincar é com certeza  um  dos  meios pelo qual  o ser  humano  explora uma variedade
de novas experiências e diversas situações em diversos propósitos.
A  infância é a fase das  brincadeiras,  então é por  meio  dela que a criança  satisfaz seus
interesses, necessidades  e desejo, sendo  uma forma privilegiada de  inserção na  realidade, pois
reflete  e  expressa  a  maneira  como  a  criança  ordena,  organiza,  constrói,  desorganiza  e
reconstrói o seu espaço, mundo.
Para  a  aprendizagem  das  crianças  é  inevitável  o  processo  de  brincarem  valorizados
por aqueles envolvidos na educação e na criação da criança.
O  br incar  e  a  escolha  dos  materiais  lúdicos  são  reservados  como  uma  atividade  para
após o termino de um trabalho diminuindo assim o efeito sobre o desenvolvimento da criança.
Muitas  crianças  chegam  as  escolas  maternais  incapazes  de  se  envolver  no  brincar,  tudo  isso
por  virtude  de  uma  educação  passiva  que  mostra  o  brincar  como  uma  atividade  barulhenta,
desorganizada e muitas vezes desnecessárias.
É  importante  a  utilização  de  brincadeiras  e  jogos  no  processo  pedagógico,  pois  o
conteúdo  pode  ser  ensinado  por  intermédio  de  atividades  lúdicas  permitindo  assim  um
desenvolvimento  global  com  visão  para  um  mundo  real  por  meio  de  descobertas  e  da
criatividade  a  criança  pode  se  expressar,  analisar,  criticar  e  transformar  a  realidade.  Quando
bem  aplicada  à  educação  lúdica  pode  contribuir  para  a  melhoria  do  ensino,  tanto  na
qualificação  quanto  na  formação  critica  do  educando  valorizando-o  par a  o  melhor
relacionamento na sociedade.


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“a educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como forma
transacional  em  direção  a  algum  conhecimento,  que  se  redefine  na  elaboração
constante  do  pensamento  individual    em  permutações  constantes  com  o
pensamento coletivo”
(ALMEIDA, 1995, p.11)
Este  trabalho não é uma definição de  brincar, mas  sim desafiar as concepções de  que o
brincar  pode  e  deve  proporcionar  as  crianças  dentro  do  conceito  escolar,  visando  um  clima
educacional  norteador  em  temas  e  em  currículo  competitivo  elevando  o  brincar  ao  ultimo
degrau de qualquer escala de importância.
Ciente  da  grande  impor tância  do  lúdico  na formação  integral  da  criança  encaminha  o
estudo  abordado a  uma breve questão:  Qual  a importância das  atividades lúdicas  na educação
infantil?


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1. DESVENDANDO O MISTERIO DO BRINCAR
Tentar  definir  o  brincar  pode  sugerir  uma  abordagem  quantitativa  que  se  pode
acontecer raramente.
Segundo  Piaget  (1975)  e  Winnnicot  (1975),  conceitos  como  jogo,  brinquedo  e
brincadeiras  são  formados  ao  longo  de  nossa  vivencia.  É  a  forma  que  cada  um  utiliza  para
nomear  o  seu  brincar.  No  entanto,  a  palavr a  jogo  quanto  à  palavra  brincadeira  pode  ser
sinônimos de divertimento.
Neste  artigo,  jogo,  brincadeira,  brinquedo e lúdico se  apresentam  em  um  sentido bem
abrangente  a  educação.  Por  isso,  a  necessidade  de  defini-los:  brincadeira  refere-se  a  ação  de
brincar  dentro  de  um  compor tamento  espontâneo  que  seja  resultado  de  uma  atividade  não
estruturada;  jogo  é  compreendido  como  brincadeira  onde  se  envolvem  regras;  brinquedo  o
objeto  designado  para  o  brincar  e  a  atividade  lúdica  abrange  completamente  todos  os
conceitos anteriores.
Dentro  de  escolas  de  educação  infantil  e  fundamental  existem  evidencias  das
dificuldades de se trabalhar atividades lúdicas onde o “brincar” é desprezado freqüentemente e
os jogos e brinquedos só se é escolhidos pelas crianças após terminarem suas tarefas de classe,
como um mérito pelo seu desenvolvimento diário.
Os  professores  devem  compreender  que  por  algum  tempo  da  historia  pedagógica,  a
educação  foi  um  dos  instrumentos  da  imobilização  da  vida  e  que  a  evolução  desse  conceito
passa  a  sugerir  que  educar  passe  a  ser  a  criatividade  e  que  aprender  significa  o  mesmo  que
acumular  conhecimentos  sobre  fatos,  dados  e  informações.  De  acordo  com  o  Referencial
Curricular da Educação Infantil (1998, pág. 23).
“educar  significa,  portanto  propiciar  situações  de  cuidados,  brincadeiras
aprendizagens  orientadas  de  forma  integrada  que  possam  contribuir  para  o
desenvolvimento das  capacidades  infantis  de  relação interpessoal,  de ser e estar
com  os  outros  em  uma  atitude  básica  de  aceitação,  respeito  e  confiança,  e  o
acesso,  pelas  crianças  aos  conhecimentos  mais  amplos  da  realidade  social  e
cultural.”


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Para  se  chegar  a  este  propósito  é  necessário  que  educadores,  professores  repensem  o
conteúdo  de  seu  trabalho  e  sua  pratica  pedagógica  substituindo  a  severidade  e  a  rigidez  pela
alegria e entusiasmo de aprender, observar, analisar e ensinar como metodologia de ensino.
1.1 O LUDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Grande  parte  de  nossas  crianças  brasileira  enfr enta  um  cotidiano  adverso  que  conduz
muito cedo ao trabalho infantil, ao  abuso e  exploração  dos  adultos,  algumas são protegidas  de
tidas as maneiras, recebendo os cuidados necessários de suas famílias e da sociedade em geral.
O  grande  desafio  na  educação  é  conhecer  o  jeito  particular  de  cada  criança,  pois  a
criança  é  antes  de  tudo  um  ser  que  gosta,  deseja  brincar.O  jogo  é  um  dos  artifícios  que  a
própria  natur eza  encontr ou  para  levar  a  criança  a  desenvolver  uma  atividade  em  seu  meio
físico e mental,  no entanto o  brincar é uma atividade  fundamental para  o desenvolvimento  da
identidade  e  autonomia,  a  criança  se  comunica  desde  cedo  com  gestos,  sons  e  mais  tarde
repr esentando  um  deter minado  papel  dentro  de  uma,  brincadeira  se  utilizando  a
imaginação.Com  o  brincar  a  criança  desenvolve  importantes  capacidades  como:  atenção,
imaginação,  criatividade,  observação,  memorização,  imitação  e  ainda  a  capacidade  de
socialização através da interação e da utilização de regras.
Através  de  atividades  lúdicas  elaboradas  pelo  faz  de  conta  e  da  imaginação  que  a
criança  reproduz  situações  de  seu  cotidiano,  mostrando  estas  experiências  passadas  e  novas
possibilidades para interpretar suas necessidades, desejos e afeições.Sendo assim as atividades
lúdicas    tem  a  contribuir  para  o desenvolvimento  global  da  criança  em todas  as dimensões
da inteligência, afetiva, motora e social.
A  criança  por  meio  da  brincadeira  reproduz  discurso  extremo  e  internaliza  para
construção  de  seu  próprio  pensamento;  segundo  Vygotisky  (1984),  tem  importante  papel
desenvolvimento cognitivo da criança.


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“A brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que
não é outra coisa se não a distância entre o nível atual de desenvolvimento,
determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o
nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de
um problemas sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um
companheiro mais capaz.”
(Vygotisky 1984, p.97)
Com  o  brincar  a  criança  cria  e  possibilita  situações  para  que  se  desenvolva  dentro  de
um  mundo  de  faz  de  conta,  onde  é  um  mundo  mágico,  que  se  faz  presente  entre  as  crianças
dos dois  aos cinco anos,  freqüentemente  este mundo  da  fantasia  se faz moralmente  nesta faze
da  vida,  pois  a  criança  quando  se  envolve  neste  mundo  assumem  diversos  papeis  da  vida
adulta proporcionando a ela o intermédio entre o imaginário e o real.


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CONCLUSÃO:
É de  grande  importância resgatar  o brincar para as nossas crianças,  dentro da realidade
de nossa educação falta profissionais que assumam o gosto pelo brincar.
Hoje  são  poucos  os  profissionais  da  educação  que  aplicam  em seu  currículo  o  ato  de
faz  de  conta,  teatro,  fantoches,  brincadeiras  de  roda,  cantigas  e  jogos  educacionais  com  o
intuito de ensinar, educar, alfabetizar, pois pensam q sentem que este caminho é falho.
Deve-se  considerar  que  o  brincar  é  um  ato  de  enorme  importância  que  traz
oportunidades  às crianças  escolher entre variados tipos de  brinquedos a elas oferecidos dentro
da  nossa  sociedade.Então,  podemos  afirmar  que  tanto  as  brincadeiras  de  roda  cantadas,
dramatizações,  brinquedos  artesanais  e  ou  brinquedos  industrializados  é  muito  mais  que
necessário no desenvolvimento infantil.
Na  educação  infantil  não  existe  necessariamente  um  único  conteúdo  para  se
desenvolver então é necessário que as aulas sejam criativas, explorado sempre o faz de conta e
a criatividade.


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REFERENCIAS:
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago editora, 1975.
PIAGET, Jean. A formação da simbologia na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
ALMEIDA,  Paulo  Nunes  de.  Educação  Lúdica:  técnicas  e  jogos  pedagógicos,  São  Paulo:
Loyola, 1995.
BRASIL.  Ministério  de  Educação  e  Deporto.  Secretar ia  de  Educação  Fundamental.
Referencial curricular  nacional para a educação infantil. Brasília. 1998.v2.