UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL |
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA - EAD |
MUNICIPIO: SÃO BERNARDO DO CAMPO |
ESTADO: SÃO PAULO |
TURMA: 461 |
POLO: COLEGIO PROJEÇÃO |
TUTORA: REGIANE JOAQUIM |
ANO: 2009 |
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
BRINCAR E EDUCAR |
MARILDA VALERIO PEREIRA |
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SUMARIO |
INTRODUÇÃO ................................................................................ 3 |
1. DESVENDANDO O MISTERIO DO BRINCAR .......................... 5 |
1.1 O LUDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL .................... 6 |
2. CONCLUSÃO ............................................................................. 8 |
3. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................... 9 |
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INTRODUÇÃO |
Brincadeiras, brinquedos e jogos fazem parte do mundo da criança, pois estão |
presentes na humanidade desde o seu inicio. Este artigo vem tratar da busca e introdução do |
lúdico no processo educativo, mostrando que trabalhar ludicamente não será abandonado à |
seriedade e a importância dos conteúdos apresentados às crianças, pois as atividades lúdicas |
são importantes para o desenvolvimento dos conhecimentos, possibilitando melhor percepção |
da imaginação da fantasia e dos sentidos. Através das atividades lúdicas a criança passa a |
perceber e aceitar o outro estabelecendo relações sociais construindo conhecimentos e |
desenvolvendo-se integralmente. |
O brincar é com certeza um dos meios pelo qual o ser humano explora uma variedade |
de novas experiências e diversas situações em diversos propósitos. |
A infância é a fase das brincadeiras, então é por meio dela que a criança satisfaz seus |
interesses, necessidades e desejo, sendo uma forma privilegiada de inserção na realidade, pois |
reflete e expressa a maneira como a criança ordena, organiza, constrói, desorganiza e |
reconstrói o seu espaço, mundo. |
Para a aprendizagem das crianças é inevitável o processo de brincarem valorizados |
por aqueles envolvidos na educação e na criação da criança. |
O br incar e a escolha dos materiais lúdicos são reservados como uma atividade para |
após o termino de um trabalho diminuindo assim o efeito sobre o desenvolvimento da criança. |
Muitas crianças chegam as escolas maternais incapazes de se envolver no brincar, tudo isso |
por virtude de uma educação passiva que mostra o brincar como uma atividade barulhenta, |
desorganizada e muitas vezes desnecessárias. |
É importante a utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico, pois o |
conteúdo pode ser ensinado por intermédio de atividades lúdicas permitindo assim um |
desenvolvimento global com visão para um mundo real por meio de descobertas e da |
criatividade a criança pode se expressar, analisar, criticar e transformar a realidade. Quando |
bem aplicada à educação lúdica pode contribuir para a melhoria do ensino, tanto na |
qualificação quanto na formação critica do educando valorizando-o par a o melhor |
relacionamento na sociedade. |
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“a educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como forma |
transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração |
constante do pensamento individual em permutações constantes com o |
pensamento coletivo” |
(ALMEIDA, 1995, p.11) |
Este trabalho não é uma definição de brincar, mas sim desafiar as concepções de que o |
brincar pode e deve proporcionar as crianças dentro do conceito escolar, visando um clima |
educacional norteador em temas e em currículo competitivo elevando o brincar ao ultimo |
degrau de qualquer escala de importância. |
Ciente da grande impor tância do lúdico na formação integral da criança encaminha o |
estudo abordado a uma breve questão: Qual a importância das atividades lúdicas na educação |
infantil? |
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1. DESVENDANDO O MISTERIO DO BRINCAR |
Tentar definir o brincar pode sugerir uma abordagem quantitativa que se pode |
acontecer raramente. |
Segundo Piaget (1975) e Winnnicot (1975), conceitos como jogo, brinquedo e |
brincadeiras são formados ao longo de nossa vivencia. É a forma que cada um utiliza para |
nomear o seu brincar. No entanto, a palavr a jogo quanto à palavra brincadeira pode ser |
sinônimos de divertimento. |
Neste artigo, jogo, brincadeira, brinquedo e lúdico se apresentam em um sentido bem |
abrangente a educação. Por isso, a necessidade de defini-los: brincadeira refere-se a ação de |
brincar dentro de um compor tamento espontâneo que seja resultado de uma atividade não |
estruturada; jogo é compreendido como brincadeira onde se envolvem regras; brinquedo o |
objeto designado para o brincar e a atividade lúdica abrange completamente todos os |
conceitos anteriores. |
Dentro de escolas de educação infantil e fundamental existem evidencias das |
dificuldades de se trabalhar atividades lúdicas onde o “brincar” é desprezado freqüentemente e |
os jogos e brinquedos só se é escolhidos pelas crianças após terminarem suas tarefas de classe, |
como um mérito pelo seu desenvolvimento diário. |
Os professores devem compreender que por algum tempo da historia pedagógica, a |
educação foi um dos instrumentos da imobilização da vida e que a evolução desse conceito |
passa a sugerir que educar passe a ser a criatividade e que aprender significa o mesmo que |
acumular conhecimentos sobre fatos, dados e informações. De acordo com o Referencial |
Curricular da Educação Infantil (1998, pág. 23). |
“educar significa, portanto propiciar situações de cuidados, brincadeiras |
aprendizagens orientadas de forma integrada que possam contribuir para o |
desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar |
com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o |
acesso, pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e |
cultural.” |
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Para se chegar a este propósito é necessário que educadores, professores repensem o |
conteúdo de seu trabalho e sua pratica pedagógica substituindo a severidade e a rigidez pela |
alegria e entusiasmo de aprender, observar, analisar e ensinar como metodologia de ensino. |
1.1 O LUDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
Grande parte de nossas crianças brasileira enfr enta um cotidiano adverso que conduz |
muito cedo ao trabalho infantil, ao abuso e exploração dos adultos, algumas são protegidas de |
tidas as maneiras, recebendo os cuidados necessários de suas famílias e da sociedade em geral. |
O grande desafio na educação é conhecer o jeito particular de cada criança, pois a |
criança é antes de tudo um ser que gosta, deseja brincar.O jogo é um dos artifícios que a |
própria natur eza encontr ou para levar a criança a desenvolver uma atividade em seu meio |
físico e mental, no entanto o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da |
identidade e autonomia, a criança se comunica desde cedo com gestos, sons e mais tarde |
repr esentando um deter minado papel dentro de uma, brincadeira se utilizando a |
imaginação.Com o brincar a criança desenvolve importantes capacidades como: atenção, |
imaginação, criatividade, observação, memorização, imitação e ainda a capacidade de |
socialização através da interação e da utilização de regras. |
Através de atividades lúdicas elaboradas pelo faz de conta e da imaginação que a |
criança reproduz situações de seu cotidiano, mostrando estas experiências passadas e novas |
possibilidades para interpretar suas necessidades, desejos e afeições.Sendo assim as atividades |
lúdicas só tem a contribuir para o desenvolvimento global da criança em todas as dimensões |
da inteligência, afetiva, motora e social. |
A criança por meio da brincadeira reproduz discurso extremo e internaliza para |
construção de seu próprio pensamento; segundo Vygotisky (1984), tem importante papel |
desenvolvimento cognitivo da criança. |
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“A brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que |
não é outra coisa se não a distância entre o nível atual de desenvolvimento, |
determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o |
nível atual de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de |
um problemas sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um |
companheiro mais capaz.” |
(Vygotisky 1984, p.97) |
Com o brincar a criança cria e possibilita situações para que se desenvolva dentro de |
um mundo de faz de conta, onde é um mundo mágico, que se faz presente entre as crianças |
dos dois aos cinco anos, freqüentemente este mundo da fantasia se faz moralmente nesta faze |
da vida, pois a criança quando se envolve neste mundo assumem diversos papeis da vida |
adulta proporcionando a ela o intermédio entre o imaginário e o real. |
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CONCLUSÃO: |
É de grande importância resgatar o brincar para as nossas crianças, dentro da realidade |
de nossa educação falta profissionais que assumam o gosto pelo brincar. |
Hoje são poucos os profissionais da educação que aplicam em seu currículo o ato de |
faz de conta, teatro, fantoches, brincadeiras de roda, cantigas e jogos educacionais com o |
intuito de ensinar, educar, alfabetizar, pois pensam q sentem que este caminho é falho. |
Deve-se considerar que o brincar é um ato de enorme importância que traz |
oportunidades às crianças escolher entre variados tipos de brinquedos a elas oferecidos dentro |
da nossa sociedade.Então, podemos afirmar que tanto as brincadeiras de roda cantadas, |
dramatizações, brinquedos artesanais e ou brinquedos industrializados é muito mais que |
necessário no desenvolvimento infantil. |
Na educação infantil não existe necessariamente um único conteúdo para se |
desenvolver então é necessário que as aulas sejam criativas, explorado sempre o faz de conta e |
a criatividade. |
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REFERENCIAS: |
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. |
WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago editora, 1975. |
PIAGET, Jean. A formação da simbologia na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. |
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos, São Paulo: |
Loyola, 1995. |
BRASIL. Ministério de Educação e Deporto. Secretar ia de Educação Fundamental. |
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília. 1998.v2. |