Jogo dos palpites
Título: Jogo dos palpites.
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Música
Conteúdo:
- Reconhecimento das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som).
- Reconhecimento das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som).
Objetivo:
- Escutar diferentes sons e associar a figuras que representam suas correspondentes fontes sonoras.
Material:
- Objetos sonoros variados como: chocalhos, apitos, tambor, tampas de panela, sino, flauta, papel-celofane, entre outros.
- Um saco de tecido para guardar todos os objetos sonoros selecionados.
- Cartões individuais com figuras que representem os objetos sonoros selecionados para a brincadeira. (criar os cartões para que o professor possa selecionar aquele que desejar)
- Cartelas como no modelo que segue.
Modelo de cartela:
Na primeira linha de cada coluna, apresentar ilustrações que representem os objetos sonoros: chocalhos, apitos, tambor, tampas de panela, sino, flauta, papel-celofane.

Atividade motivacional:
Disponibilizar os objetos sonoros e sugerir que descubram que tipo de som cada um deles pode produzir.
Estimular a troca de ideias e as descobertas entre os alunos.
Estimular a troca de ideias e as descobertas entre os alunos.
Após o período de explorações, colocar todos os objetos dentro do saco de tecidos. Selecionar um dos objetos sem que os alunos o vejam e, com ele, produzir o som para que descubram qual é objeto.
Propor aos próprios alunos, cada um na sua vez, que selecionem um dos objetos de dentro do saco e produzam o som com ele para que os colegas descubram qual escolheu.
Propor aos próprios alunos, cada um na sua vez, que selecionem um dos objetos de dentro do saco e produzam o som com ele para que os colegas descubram qual escolheu.
Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Organizar os alunos sentados em um círculo.
2. Apresentar as figuras e verificar se todas são conhecidas dos alunos, esclarecendo possíveis dúvidas.
3. Dispor as figuras no centro do círculo de alunos.
3. Dispor as figuras no centro do círculo de alunos.
4. Realizar mais uma rodada de sorteios de objetos, produzindo seu som. Além de adivinharem que objeto produziu aquele som, os alunos devem relacioná-lo à figura correspondente.
5. Oferecer uma cartela para cada aluno e solicitar que marquem, na segunda linha e com um X, por exemplo, os seis objetos sonoros que imaginam que serão sorteados. Portanto, os alunos devem entender que o preenchimento dessa cartela é um jogo de aposta – “quais objetos eles apostam que serão sorteados e que produzirão sons.”
5. Oferecer uma cartela para cada aluno e solicitar que marquem, na segunda linha e com um X, por exemplo, os seis objetos sonoros que imaginam que serão sorteados. Portanto, os alunos devem entender que o preenchimento dessa cartela é um jogo de aposta – “quais objetos eles apostam que serão sorteados e que produzirão sons.”
6. Explicar as regras do jogo:
- Ouvir os sons produzidos – serão seis no total, a cada rodada.
- Identificar que objeto poderia tê-lo produzido.
- Verificar se marcou em sua cartela a figura do objeto em questão. Caso tenha marcado, o quadro da marcação na cartela deve ser colorido para demonstrar que o aluno acertou um dos palpites.
- Após o sexto som produzido, verificar se algum aluno acertou todos os seus palpites. Depois, verificar quantos palpites cada aluno acertou.
- Vence a rodada quem acertar o maior número de palpites.
Avaliação:
Verificar se os alunos, ao longo da atividade:
- Participam das situações propostas com interesse.
- Realizam suas escolhas de objetos e de figuras com autonomia.
- Identificam a fonte sonora dos sons apresentados.
- Associam os sons apresentados às figuras que representam suas correspondentes fontes sonoras.
- Respeitam as regras de realização do jogo.
- Respeitam as regras de realização do jogo.