Jogo dos círculos


Jogo dos círculos


Título: Jogo dos círculos
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Matemática

Conteúdo:
- Utilização da contagem oral em brincadeiras.
- Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica ou registros não convencionais.
- Explicitação e/ou representação da posição de objetos, utilizando vocabulário pertinente ao jogo.

Objetivo:
- Participar de jogo de arremesso de círculos em direção a um alvo.
- Contar quantos círculos atingiram o alvo em sua jogada.
- Registrar a quantidade de pontos que fez em cada uma das rodadas.

Material:
- 3 argolas em E.V.A. com diâmetros diferenciados: 50 cm, 30 cm e 20 cm.
- 1 pino de madeira ou uma garrafa descartável cheia de areia.
-  Cartaz para marcação dos pontos feitos pelos alunos nas rodadas – “placar”.

Sugestão para a elaboração do cartaz:
http://www.editorapositivo.com.br/lib/images/plano-de-aula/educacao-infantil/grupo4/jogo-dos-circulos.png

Atividade motivacional:

Apresentar os materiais aos alunos e executar um lançamento para que observem o objetivo do jogo – atingir o alvo.

Fixar o cartaz no mural da sala e, por meio de sorteio, orientar o registro dos nomes dos alunos de modo a organizar a ordem de jogadores. Cada aluno pode registrar o seu nome ou, então, o professor poderá anotá-lo na presença de cada aluno.

Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Organizar uma fileira de alunos de acordo com a sequência de nomes registrada no cartaz elaborado.
2. Posicionar o pino a uma distância de 2 metros da fileira de alunos.
3. Orientar cada aluno para que lance as argolas, uma de cada vez, em direção ao alvo.
4. Solicitar que, após os lançamentos, o aluno verifique a quantidade de acertos ao alvo, contando as argolas que o atingiram.
5. Pedir que o aluno registre, no cartaz, a quantidade de pontos que fez naquela rodada. Se for necessário, auxiliá-lo a localizar seu nome na lista de alunos e identificar o local onde o registro deve ser feito (1ª, 2ª ou 3ª rodada).

Observação: O aluno pode representar a quantidade de pontos por meio de risquinhos, bolinhas, traços ou mesmo o número correspondente.
6. Finalizar o jogo realizando a contagem da pontuação total de cada aluno.
Avaliação:
Perceber se os alunos apresentam os seguintes comportamentos durante a realização do jogo:
- participam do jogo com interesse e envolvimento;
- demonstram solidariedade com os colegas que precisam de auxílio para lançar as argolas, para a contagem e a representação, prestando-lhes ajuda;
- respeitam as regras envolvidas no jogo;
- realizam contagem termo a termo, ou seja, para cada argola indicada, relacionam um número recitado.