Desenvolvimento Psicomotor em Creche


Desenvolvimento Psicomotor em Creche
Author: Raquel Martins
Objetivos:
·      Maior autonomia física
·      Aquisição da marcha, correr, subir, descer, saltar, vestir, despir
·      Aquisição de maior controle e coordenação motora
·      Conhecimento dos espaços, permitindo para isso uma exploração ativa dos
objetos
·      Estimular a percepção auditiva, táctil, visual, gustativa e olfativa
·      Conhecimento do seu esquema corporal de forma e saber nomear as várias partes do corpo
·      Boa preensão do lápis, colheres, etc.
Estratégias:
·      Andar de cavalinho, triciclo
·      Fazer brincadeiras livres
·      Fazer modelagem (massa), desenho, rasgar papeis
·      Imitar os animais a andar
·      Fazer comboios e rodas
·      Fazer jogos de movimento
·      Fazer jogos de encaixe
·      Deixar a criança comer sozinha
·      Dar revistas e livros à criança para manusear
·      Colocar um espaço com material (obstáculos) que a criança possa transpor de diversas formas: escorregadores, mesas, cadeiras, almofadas… 
Estimular o Bebê de 0 ao 1 ano
·      Converse e faça uma massagem ao bebê enquanto o limpa;
·      Quando o bebê estiver despido, permita-lhe mover livremente as pernas e os
braços;
·      Coloque um dedo na mãozinha do bebê para que o aperte, e se o fizer, erga
a mão para que faça força;
·      Segurar os braços com suavidade e movimentá-los para cima e para baixo;
·      Com o bebê deitado de costas, segure suas mãozinhas e puxe até sentá-lo;
·      Coloque o bebê de barriga para baixo, e empurre com a mão um pezinho para frente;
·      Aproveite o momento da alimentação para fazer carinhos: tocar nos bracinhos, nas mãozinhas e nos dedinhos um por um, cantar, repetir sons;
·      Deite-o em posições diferentes;
·      Cuide do seu sono, mas procurando que se habitue a dormir com os ruídos
habituais, assim como a estar com outras pessoas;
·      Movimente a chupeta na sua boca para que exercite o movimento de chuchar;
·      Mostrar um objeto de cores vivas e mova-o lentamente para que o siga com o
olhar;
·      Coloque um móbile no berço;
·      Embale-o suavemente e pegue-o ao colo do lado esquerdo e do direito.
 
Desenvolvimento da Linguagem em Creche


Objetivos:
·      Aumento do vocabulário
·      Ser capaz de associar o objeto ao nome
·      Ter compreensão de tudo o que ouve
·      Ter conhecimento verbal do seu corpo, objetos, alimentos, vestuário, brinquedos, animais, ações e noção de espaço
·      Ter maior capacidade de atenção e de memória
·      Estratégias a utilizar:
·      Chamar cada criança e adulto pelo seu nome
·      Articular corretamente as palavras
·      Falar durante as brincadeiras
·      Estimular os gestos simples: palmas, adeus, etc.
·      Ser expressiva a falar
·      Pedir favores simples: objetos que a criança conhece
·      Cantar canções, histórias
·      Imitar sons
·      Repetir várias vezes perguntas simples
·      Encher e esvaziar caixas com objetos diferentes nomeá-los e pedir à criança que os nomeie
·      Incentivar a criança a brincar com jogos e fantoches 


Desenvolvimento Socioafetivo e Intelectual em Creche


Objetivos:
·      Respeitar a individualidade de cada criança
·      Estabelecer uma boa relação com a criança
·      Proporciona um ambiente calmo e seguro
·      Desenvolver o respeito pelo outro (saber esperar pela sua vez)
·      Dar resposta a curiosidade da criança
·      Dar liberdade de escolha
·      Aquisição de regras simples
·      Aquisição de hábitos de cortesia
·      Desenvolver a autoconfiança e a autonomia  
Estratégias a utilizar:
·      Ajudar a criança a tolerar as ausências da mãe, permitindo-lhe os objetos transitivos (chucha, fralda, boneco,…)
·      Estimular as palavras de cortesia: Olá, Bom Dia, Adeus,…
·      Deixar que a criança realize ações que a divirtam: encher, esvaziar, desmanchar.
·      Criar espaços variados e seguros para que a criança brinque
·      Contar histórias, canções... 


Em Creche…


·       Não existem jogos nem atividades especiais em si próprios. O calor e a
afetividade que as envolvem é que contam. Os bebês sentem o encorajamento para aprender, experimentar e apreciar, como sentem o contrário e tornam-se apáticos.
·       As atividades dos bebês devem ser integradas na estrutura dos contatos naturais com eles. Eles querem aprender e mostrarão interessados em tudo o que se passa em torno dele e, sobretudo irão sentir-se encorajados para serem ativos e curiosos.
·       A conduta dos adultos é um modelo para a conduta das crianças. A criança pequena é naturalmente imitadora e apodera-se facilmente dos procedimentos que usamos a seu respeito e tornam-se nervosos e irritáveis se não levarmos em conta as suas necessidades. Se os adultos são calmos e afetuosos para com ela, a criança responderá no mesmo tom.  
·       Se a criança está apreciar qualquer coisa e deseja continuar, não deve ser interrompida. Não se deve forçara criança a mudar de atividade, apenas porque pensa que é altura dela fazer outra coisa. Deve-se deixar ter a experiência repetida de ser capaz de completar uma atividade e satisfazer completamente a sua
curiosidade acerca de um objeto. A sua capacidade de atenção será
maior se lhe for permitido seguir o seu próprio ritmo e interesse
Objetivos em Creche


·      A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da criança nesta faixa etária, das quais apresentamos alguns exemplos e as respectivas finalidades:
·      Canções– Memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;
– Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal
·      Pintura com dedo, mãos e pés – Exploração de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético
·      Jogos – Compreensão de regras, socialização
·      Modelagem – Controle da motricidade, capacidade de exploração
·      Rasgar e colagem – Motricidade, autonomia, iniciativa
·      Histórias – Descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal,
imaginação
·      Fantoches – Concentração, visualização
·      Brincadeira livre e orientada – Socialização autonomia, liberdade de escolha
 
Atividades em Creche
·  Os bebês e as crianças pequenas estão sempre dependentes do contacto humano, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura com que recebem.
·  Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da vida, só podem ser acionados no calor seguro de uma relação harmoniosa entre pais, educadoras e crianças. 
Por isso é muito importante:


·  Habituação ao contato e necessidades de contato através da proximidade corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas.
·  Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes, campainhas, pandeiros, etc.) que mais tarde virão em direções diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes. Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, sons diversos, etc.)
·  Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em movimento, através de objetos com formas simples e cores nítidas (bolas, rocas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a poucos objetos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos acrescentar outros objetos menores, bem como imagens simples.
·  Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com sopro.
·  Ensinar a apalpar, mexendo em vários objetos com a mão (ao principio será
conduzida).
·  Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola, fazer construções, chapinhar, atirar com coisas, fazer brincadeiras simples com os dedos, etc.
·  Educação para a movimentação do corpo, levando os movimentos espontâneos a adaptarem-se a um dado ritmo com um pandeiro ou chocalho, cantando; rastejar, rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada. A articulação da criança através dos exercícios de “ginástica” rítmica tem uma importância muito especial.
·  Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e
coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as atividades.
·  Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias. “Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado objeto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reações apropriadas.
·  Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a colher.
·  Habituar a criança a ter um determinado ritmo de vida.
·  Fazer surgir e aprofundar estímulos emocionais, como alegria, confiança, bem-estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e aprovando os seus esforços.
·  Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da criança.
·  Mostrar à criança como se faz e incentivá-la a colaborar e estimular a sua
participação e iniciativa.
·  Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser incorporado somente através de pequenos passos.
·  Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de aprendizagem deverão ser simples, calmos, mas enérgicos.
·  É muito importante que a criança conheça e brinque com objetos que há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa, botões, papéis, etc.).
·  Além disto, são necessários materiais como bolas, argolas para morder, bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e mais da vida de todos os dias.