Desenvolvimento Psicomotor em Creche
Author: Raquel Martins
Objetivos:
· Maior autonomia física
· Aquisição da marcha, correr, subir, descer, saltar, vestir, despir
· Aquisição de maior controle e coordenação motora
· Conhecimento dos espaços, permitindo para isso uma exploração ativa dos
objetos
objetos
· Estimular a percepção auditiva, táctil, visual, gustativa e olfativa
· Conhecimento do seu esquema corporal de forma e saber nomear as várias partes do corpo
· Boa preensão do lápis, colheres, etc.
Estratégias:
· Andar de cavalinho, triciclo
· Fazer brincadeiras livres
· Fazer modelagem (massa), desenho, rasgar papeis
· Imitar os animais a andar
· Fazer comboios e rodas
· Fazer jogos de movimento
· Fazer jogos de encaixe
· Deixar a criança comer sozinha
· Dar revistas e livros à criança para manusear
· Colocar um espaço com material (obstáculos) que a criança possa transpor de diversas formas: escorregadores, mesas, cadeiras, almofadas…
Estimular o Bebê de 0 ao 1 ano
· Converse e faça uma massagem ao bebê enquanto o limpa;
· Quando o bebê estiver despido, permita-lhe mover livremente as pernas e os
braços;
braços;
· Coloque um dedo na mãozinha do bebê para que o aperte, e se o fizer, erga
a mão para que faça força;
a mão para que faça força;
· Segurar os braços com suavidade e movimentá-los para cima e para baixo;
· Com o bebê deitado de costas, segure suas mãozinhas e puxe até sentá-lo;
· Coloque o bebê de barriga para baixo, e empurre com a mão um pezinho para frente;
· Aproveite o momento da alimentação para fazer carinhos: tocar nos bracinhos, nas mãozinhas e nos dedinhos um por um, cantar, repetir sons;
· Deite-o em posições diferentes;
· Cuide do seu sono, mas procurando que se habitue a dormir com os ruídos
habituais, assim como a estar com outras pessoas;
habituais, assim como a estar com outras pessoas;
· Movimente a chupeta na sua boca para que exercite o movimento de chuchar;
· Mostrar um objeto de cores vivas e mova-o lentamente para que o siga com o
olhar;
olhar;
· Coloque um móbile no berço;
· Embale-o suavemente e pegue-o ao colo do lado esquerdo e do direito.
Desenvolvimento da Linguagem em Creche
Objetivos:
· Aumento do vocabulário
· Ser capaz de associar o objeto ao nome
· Ter compreensão de tudo o que ouve
· Ter conhecimento verbal do seu corpo, objetos, alimentos, vestuário, brinquedos, animais, ações e noção de espaço
· Ter maior capacidade de atenção e de memória
· Estratégias a utilizar:
· Chamar cada criança e adulto pelo seu nome
· Articular corretamente as palavras
· Falar durante as brincadeiras
· Estimular os gestos simples: palmas, adeus, etc.
· Ser expressiva a falar
· Pedir favores simples: objetos que a criança conhece
· Cantar canções, histórias
· Imitar sons
· Repetir várias vezes perguntas simples
· Encher e esvaziar caixas com objetos diferentes nomeá-los e pedir à criança que os nomeie
· Incentivar a criança a brincar com jogos e fantoches
Desenvolvimento Socioafetivo e Intelectual em Creche
Objetivos:
· Respeitar a individualidade de cada criança
· Estabelecer uma boa relação com a criança
· Proporciona um ambiente calmo e seguro
· Desenvolver o respeito pelo outro (saber esperar pela sua vez)
· Dar resposta a curiosidade da criança
· Dar liberdade de escolha
· Aquisição de regras simples
· Aquisição de hábitos de cortesia
· Desenvolver a autoconfiança e a autonomia
Estratégias a utilizar:
· Ajudar a criança a tolerar as ausências da mãe, permitindo-lhe os objetos transitivos (chucha, fralda, boneco,…)
· Estimular as palavras de cortesia: Olá, Bom Dia, Adeus,…
· Deixar que a criança realize ações que a divirtam: encher, esvaziar, desmanchar.
· Criar espaços variados e seguros para que a criança brinque
· Contar histórias, canções...
Em Creche…
· Não existem jogos nem atividades especiais em si próprios. O calor e a
afetividade que as envolvem é que contam. Os bebês sentem o encorajamento para aprender, experimentar e apreciar, como sentem o contrário e tornam-se apáticos.
afetividade que as envolvem é que contam. Os bebês sentem o encorajamento para aprender, experimentar e apreciar, como sentem o contrário e tornam-se apáticos.
· As atividades dos bebês devem ser integradas na estrutura dos contatos naturais com eles. Eles querem aprender e mostrarão interessados em tudo o que se passa em torno dele e, sobretudo irão sentir-se encorajados para serem ativos e curiosos.
· A conduta dos adultos é um modelo para a conduta das crianças. A criança pequena é naturalmente imitadora e apodera-se facilmente dos procedimentos que usamos a seu respeito e tornam-se nervosos e irritáveis se não levarmos em conta as suas necessidades. Se os adultos são calmos e afetuosos para com ela, a criança responderá no mesmo tom.
· Se a criança está apreciar qualquer coisa e deseja continuar, não deve ser interrompida. Não se deve forçara criança a mudar de atividade, apenas porque pensa que é altura dela fazer outra coisa. Deve-se deixar ter a experiência repetida de ser capaz de completar uma atividade e satisfazer completamente a sua
curiosidade acerca de um objeto. A sua capacidade de atenção será
maior se lhe for permitido seguir o seu próprio ritmo e interesse
curiosidade acerca de um objeto. A sua capacidade de atenção será
maior se lhe for permitido seguir o seu próprio ritmo e interesse
Objetivos em Creche
· A creche organiza atividades adequadas ao bom desenvolvimento da criança nesta faixa etária, das quais apresentamos alguns exemplos e as respectivas finalidades:
· Canções– Memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música, disciplina;
– Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal
– Exploração dos sons e ritmos, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal
· Pintura com dedo, mãos e pés – Exploração de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlo da motricidade, gosto estético
· Jogos – Compreensão de regras, socialização
· Modelagem – Controle da motricidade, capacidade de exploração
· Rasgar e colagem – Motricidade, autonomia, iniciativa
· Histórias – Descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal,
imaginação
imaginação
· Fantoches – Concentração, visualização
· Brincadeira livre e orientada – Socialização autonomia, liberdade de escolha
Atividades em Creche
· Os bebês e as crianças pequenas estão sempre dependentes do contacto humano, de se lhes falar, da atenção que lhes dá e da ternura com que recebem.
· Os amplos processos de aprendizagens que se realizam nesta fase da vida, só podem ser acionados no calor seguro de uma relação harmoniosa entre pais, educadoras e crianças.
Por isso é muito importante:
· Habituação ao contato e necessidades de contato através da proximidade corporal, carícias sempre repetidas de olhar para ela, conversar com ela, bem como a sua integração no mundo das coisas.
· Educação da audição e da atenção através de sons barulhentos (vozes, campainhas, pandeiros, etc.) que mais tarde virão em direções diferentes, com alturas e sequências de sons diferentes. Estimulação da própria produção de ruídos (bater palmas, sons diversos, etc.)
· Educação da visão e da atenção através de estímulos luminosos e em movimento, através de objetos com formas simples e cores nítidas (bolas, rocas, etc.), para isso é conveniente limitarmo-nos a poucos objetos que mostraremos muitas vezes. Mais tarde poderemos acrescentar outros objetos menores, bem como imagens simples.
· Exercícios de movimentos bucais, sucção, lombar, mastigar (mais tarde, quando se dão alimentos sólidos) e igualmente fazer brincadeiras com sopro.
· Ensinar a apalpar, mexendo em vários objetos com a mão (ao principio será
conduzida).
conduzida).
· Exercícios para a movimentação das mãos, com estimulação para agarrar, dar a mão, bater palmas, dizer adeus, bater à porta, atirar uma bola, fazer construções, chapinhar, atirar com coisas, fazer brincadeiras simples com os dedos, etc.
· Educação para a movimentação do corpo, levando os movimentos espontâneos a adaptarem-se a um dado ritmo com um pandeiro ou chocalho, cantando; rastejar, rebolar-se, endireitar-se, pôr-se em pé, andar de mão dada. A articulação da criança através dos exercícios de “ginástica” rítmica tem uma importância muito especial.
· Preparar a capacidade de comunicação da criança chamando-a pelo seu nome próprio, dizendo-lhe palavras ternas, dizendo o nome das pessoas e
coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as atividades.
coisas e falando-lhe incansavelmente durante todas as atividades.
· Estímulo para fazer ritmos: em conjunto e para cantar sons e melodias. “Ensinar” a criança progressivamente a empregar palavras determinadas para exprimir os seus desejos, ao pedir determinado objeto, repetindo incansavelmente as palavras e tendo as reações apropriadas.
· Habituar a criança a pouco e pouco a beber pelo seu copo e a comer com a colher.
· Habituar a criança a ter um determinado ritmo de vida.
· Fazer surgir e aprofundar estímulos emocionais, como alegria, confiança, bem-estar, etc. dando à criança possibilidade de fazer experiências, exteriorizando sentimentos, deixando-a participar e aprovando os seus esforços.
· Tudo o que se faça terá sempre que ser adaptado à maneira de ser da criança.
· Mostrar à criança como se faz e incentivá-la a colaborar e estimular a sua
participação e iniciativa.
participação e iniciativa.
· Todas as capacidades adquiridas devem ser incansavelmente exercitadas e repetidas. Tudo o que queremos “ensinar” de novo deverá ser incorporado somente através de pequenos passos.
· Todas as “ordens” que se dão, bem como os estímulos de aprendizagem deverão ser simples, calmos, mas enérgicos.
· É muito importante que a criança conheça e brinque com objetos que há em todas as casas (tigelas, colheres de pau, molas de roupa, botões, papéis, etc.).
· Além disto, são necessários materiais como bolas, argolas para morder, bonecos de pano laváveis, cestinhos, bolsas, livros de imagens e mais da vida de todos os dias.