CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Linguagem Oral e Escrita
1º BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS, ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
- REGISTROS DOS DESENHOS
COORDENAÇÕES:
RETAS
RETAS
2º BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO DO NOME
- CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
- CONVERSAS INFORMAIS
- ROTINAS
- HORA DAS NOVIDADES
- HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
- ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES).
- BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
- REGISTROS DOS DESENHOS
- IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
- LANÇAMENTO DA LETRA A
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
- PESQUISA DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
- LANÇAMENTO DA LETRA E
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
- PESQUISA DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS
RETAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
3º BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO DO NOME
- CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
- CONVERSAS INFORMAIS
- ROTINAS
- HORA DAS NOVIDADES
- HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
- ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
- ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS
- BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
- REGISTROS DOS DESENHOS
- IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
- RECORDANDO LETRA A e E
- LANÇAMENTO I
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
- PESQUISA DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
- LANÇAMENTO DA LETRA O
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
- PESQUISA DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS
RETAS E CURVAS
4º BIMESTRE
- APRESENTAÇÃO DO NOME
- CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
- CONVERSAS INFORMAIS
- ROTINAS
- HORA DAS NOVIDADES
- HORADA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
- ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS DETALHES
- ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS
- BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
- REGISTROS DOS DESENHOS
- IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
- RECORDANDO LETRA A, E, I e O
- LANÇAMENTO U
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
- PESQUISA DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUAL E AUDITIVA)
COORDENAÇÕES:
CURVAS
CURVAS
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
COMPETÊNCIAS EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- USO DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
- USO DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
- RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
- PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
- MANUSEIO DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, ETC)
- LEITURA COMO PRAZER DE LER
HABILIDADES EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
- AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS, PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
- UTILIZAÇÃO DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
- RECONHECIMENTO E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS CONTEXTUALIZADAS
- ESCRITA UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
- EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE PRAZER E ENTRETENIMENTO
MATEMÁTICA
1º BIMESTRE
- CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
- TAMANHO (GRANDE⁄PEQUENO)
- SEMELHANÇA (IGUAL⁄DIFERENTE)
- POSIÇÃO (EM PÉ⁄SENTADO)
- AGRUPAMENTOS: CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
- CONTAGEM DE NUMERAL ATÉ 5
- LANÇAMENTO NUMERAL 1
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
- PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
- FORMA GEOMÉTRICA CIRCULAR
- FIGURA GEOMÉTRICA CIRCULAR
2º BIMESTRE
- RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
- LANÇAMENTO DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
- RECORDANDONOÇÕES ANTERIORES
- TAMANHO (ALTO⁄BAIXO)
- POSIÇÃO (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
- RECORDANDO AGRUPAMENTOS
- CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
- RECORDANDO NUMERAL 1
- LANÇAMENTO NUMERAL 2
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
- RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
- FORMAGEOMÉTRICA QUADRANGULAR
- FIGURA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).
3º BIMESTRE
- RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
- LANÇAMENTO DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
- RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES
- POSIÇÃO (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
- DISTÂNCIA (PERTO⁄LONGE)
- RECORDANDO AGRUPAMENTOS
- CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
- RECORDANDO NUMERAL 1 e 2
- LANÇAMENTO NUMERAL 3 e 4
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4 VISUALMENTE
- PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
- RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
- FORMA GEOMÉTRICA TRIANGULAR
- FIGURA GEOMÉTRICA TRIANGULAR
4º BIMESTRE
- RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
- LANÇAMENTO DA COR NEUTRA (BRANCO)
- RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES
- POSIÇÃO (EM FRENTE⁄ATRÁS)
- QUANTIDADE (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
- MASSA (LEVE⁄PESADO)
- TAMANHO (MAIOR⁄MENOR)
- RECORDANDO AGRUPAMENTOS
- CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR SEU CONHECIMENTO)
- RECORDANDO NUMERAL 1, 2, 3 e 4
- LANÇAMENTO NUMERAL 5
- IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5 VISUALMENTE
- PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
- RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIiAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIiAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
- TAMBÉM DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE ENCERRAMENTO
COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA
- UTILIZAÇÃO DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ INSERIDO
- RECONHECIMENTO DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
- PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
- PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
- UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- EXPLORAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO, LADOS, ETC
- EXPLORAÇÃO DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS ESTABELECIMENTO DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
- INTERAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
- PERCEPÇÇAO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
- UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
- CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PROPOSTAS
HABILIDADES EM MATEMÁTICA
- AGRUPAR E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS, PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
- RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
- IDENTIFICAÇAO DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
- REALIZAÇÕES CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS, BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
- EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA, OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
- UTILIZAÇÃO DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
- COMPARAÇÃO
EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS - EXPLORAÇÃO
DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS ENTRE SI - IDENTIFICAÇÃO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS, RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
- PERCEPÇÃO DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
- PERCEPÇÃO DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
- PRECEPÇÃO DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
- ENTENDIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO E RÁPIDO)
- PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
- IDENTIFICAÇÃO DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
- VIVENCIAR⁄CONSTRUIR CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM
NATUREZA E SOCIEDADE E IDENTIDADE E AUTONOMIA
1º BIMESTRE
- ADAPTAÇÃO E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
- ESTABELECER RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA (DIREITOS E DEVERES)
- CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
- MEU CORPO (HIGIENE)
- MEU CORPO (SENTIDOS)
- ESCOLA (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E FUNCIONÁRIOS)
- RUA⁄BAIRRO (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
- DATAS FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO
2º BIMESTRE
- FAMÍLIA: MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
- CASA: MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E DEVERES DECADA UM)
- MÃE: SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
- PROFISSÕES (LIGADAS AS MULHERES)
- ALIMENTAÇÃO SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
- DATAS FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS
3º BIMESTRE
- PAI: SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
- PROFISSÕES ( LIGADAS AO HOMEM)
- FOLCLORE (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
- PLANTAS: SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM) - DATAS FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE E PRIMAVERA
4º BIMESTRE
- ANIMAIS (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
- CRIANÇA (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
- MEIOS DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
- MEIOS DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
- BANDEIRA NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
- NATAL (O QUE REPRESENTA O NATAL?)
- DATAS FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
- FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL
COMPETÊNCIAS NATUREZA E SOCIEDADE E
IDENTIDADE E AUTONOMIA
- RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
- CONSCIENTIZAÇÃO DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO, SEGURANÇA, ETC
- RELACIONAMENTO DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
- ESTABELECIMENTOS DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES
- RELAÇÃO ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
- CONSCIENTIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES
- PERCEPÇÃO DAS MUDANÇAS DO CLIMA
- PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
NELE VIVEM - CONSCIENTIZAÇAO DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A POLUIÇÃO AMBIENTAL
- CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
- PERCEPÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS, BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
- RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
- PERCEPÇÃO DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
- IDENTIFICAÇAO E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA
HABILIDADES NATUREZA E SOCIEDADE
E IDENTIDADE E AUTONOMIA
- PERCEPÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
- CONSCIENTIZAÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
- OBSERVAÇÃO
E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES, TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS - PERCEPÇÃO DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA VIDA, ETC
- REGISTRAR ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
- PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTES
- CONSCIENTIZAÇAO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
- PARTICIPAÇÃO EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
- RECONHECIMENTO DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
- RESPEITO PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
- CUMPRIMENTO DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
- PERCEPÇÃO DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E AUDIOVISUAL)
- OBSERVAR E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU INDIRETAMENTE
- REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS E VEGETAIS, ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES, PINTURA, MODELAGEM, ETC
- CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO AMBIENTE
HABILIDADES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PERCEPÇÃO GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE, SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
- PERCEPÇÃO TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS, MACIAS, DURAS E MOLES
- PRECEPÇÃO VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES PRECEPÇÃO AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
- PRECEPÇÃOOLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOSCHEIROS E ODORES
- ESQUEMACORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
- LATERALIDADE: PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
- POSIÇÃO ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO, ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
- RELAÇÃO ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA VOLTA (DE LADO, DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
- MEMÓRIA VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
- MEMÓRIA AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
- SEQUÊNCIA LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
- ORIENTAÇAO TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
- ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL DO ALUNO
- ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
- RACIOCÍNIO LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
- COORDENAÇÃO MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS FUNÇÕES
- COORDENAÇÃO VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS MOTORES
- COORDENAÇÃO MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
- CORES: PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES
AMBIENTE ALFABETIZADOR
CALENDÁRIO MENSAL | JOGOS | BRINQUEDOS | ADIVINHAÇÕES |
CALENDÁRIO DO TEMPO | EMBALAGENS USADAS | QUEBRA-CABEÇAS | ENCARTE DE SUPERMERCADOS |
POESIAS | EMBALAGENS COM RÓTULOS | TAMPAS DE REFRIGERANTES | FOLHAS EM BRANCO |
TEXTOS | PARLENDAS | PALITOS DE PICOLÉ | CANETINHAS |
LETRAS DE MÚSICAS | RECEITAS | MURAL DE RECADOS | LÁPIS DE COR |
LIVROS DE HISTÓRIAS | BULAS DE REMÉDIO | MURAL DE ANIVERSARIANTES | GIZ DE CERA |
REVISTAS | GIBIS | RECEITAS | LIVROS DIDÁTICOS VELHOS |
JORNAIS | LIVROS DE LITERATURA | CHAMADINHA | OUTROS |