CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL


CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO ANUAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Linguagem Oral e Escrita

1º BIMESTRE 
  • APRESENTAÇÃO DO NOME (CHAMADA, LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA, CONVERSAS INFORMAIS, ROTINAS, HORA DAS NOVIDADES, HORA DA HISTÓRIA, BRINCADEIRAS, ETC)
  • REGISTROS DOS DESENHOS
 COORDENAÇÕES:
RETAS
 2º BIMESTRE
  • APRESENTAÇÃO DO NOME
  • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA DAS NOVIDADES
  • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO
  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM POUCOS DETALHES).
  • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS AÇÕES
  • REGISTROS DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • LANÇAMENTO DA LETRA A
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA DA LETRA A NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO DA LETRA E
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA DA LETRA E NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA E NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
 COORDENAÇÕES:
RETAS
 OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).

3º BIMESTRE 
  • APRESENTAÇÃO DO NOME
  • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA DAS NOVIDADES
  • HORA DA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO LETRA A e E
  • LANÇAMENTO I
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA I (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA DA LETRA I NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • LANÇAMENTO DA LETRA O
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA DA LETRA O NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA O NAS PALAVRAS (VISUALE AUDITIVA)
 COORDENAÇÕES:
RETAS E CURVAS
 4º BIMESTRE 
  • APRESENTAÇÃO DO NOME
  • CHAMADA (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • CONVERSAS INFORMAIS
  • ROTINAS
  • HORA DAS NOVIDADES
  • HORADA HISTÓRIA-INTERPRETAÇÃO E SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS
  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO (INTERPRETAÇÃO DE FIGURA COM VÁRIOS DETALHES
  • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS
  • BRINCADEIRAS ENVOLVENDO DUAS OU MAIS AÇÕES
  • REGISTROS DOS DESENHOS
  • IDENTTIFICAÇÃO DO NOME VISUALMENTE (LETRA DE IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • RECORDANDO LETRA A, E, I e O
  • LANÇAMENTO U
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U (IMPRENSA MAIÚSCULA)
  • PESQUISA DA LETRA U NA FORMA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA LETRA U NAS PALAVRAS E TEXTOS (VISUAL E AUDITIVA)
 COORDENAÇÕES:
CURVAS
 OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)

COMPETÊNCIAS EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 
  • USO DA LINGUAGEM ORAL NAS CONVERSAS, BRINCADEIRAS, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DE IDÉIAS, OPINIÕES, SENTIMENTOS, DESEJOS, ETC NAS DIFERENTES SITUAÇÕES DE INTERAÇÃO PRESENTES NO COTIDIANO
  • USO DO TEXTO NAS DIVERSAS MODALIDADES DE LINGUAGEM
  • RECONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME E ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO DESTE, COM CONJUNTO DE NOMES DO GRUPO AO QUAL ESTÁ INSERIDO
  • PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE O FALADO E O ESCRITO
  • MANUSEIO DE VARIADOS MATERIAIS IMPRESSOS (LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, ETC)
  • LEITURA COMO PRAZER DE LER
HABILIDADES EM LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
  • AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO VIA RELATO E DESCRIÇÃO DE PESSOAS, OBJETOS, PARLENDAS, HISTÓRIAS, POEMAS, MÚSICAS, ETC
  • UTILIZAÇÃO DA LEITURA E OU DA ESCRITA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM COM PRODUÇÕES TEXTUAIS (ORAIS, ESCRITOS, VISUAIS) COMO DRAMATIZAÇÃO, LIVROS, CONVITES, RECEITAS, ETC
  • RECONHECIMENTO E ESCRITA DO PRÓPRIO NOME E DOS COLEGAS, JUNTAMENTE COM PALAVRAS CONTEXTUALIZADAS
  • ESCRITA UTILIZANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO DA LÍNGUA MATERNA
  • EXPLORAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL COMO FONTE DE IDENTIFICAÇÃO SIMBÓLICA DE PRAZER E ENTRETENIMENTO

 MATEMÁTICA
 1º BIMESTRE 
  • CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • TAMANHO (GRANDE⁄PEQUENO)
  • SEMELHANÇA (IGUAL⁄DIFERENTE)
  • POSIÇÃO (EM PÉ⁄SENTADO)
  • AGRUPAMENTOS: CRITÉRIOS (COR E TAMANHO)
  • CONTAGEM DE NUMERAL ATÉ 5
  • LANÇAMENTO NUMERAL 1
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL VISUALMENTE
  • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL
  • FORMA GEOMÉTRICA CIRCULAR
  • FIGURA GEOMÉTRICA CIRCULAR
 2º BIMESTRE 
  • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL)
  • LANÇAMENTO DE CORES SECUNDÁRIAS (LARANJA E VERDE)
  • RECORDANDONOÇÕES ANTERIORES
  • TAMANHO (ALTO⁄BAIXO)
  • POSIÇÃO (ABERTO⁄FECHADO e DE FRENTE⁄DE COSTAS)
  • RECORDANDO AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 10
  • RECORDANDO NUMERAL 1
  • LANÇAMENTO NUMERAL 2
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 2 VISUALMENTE PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 2
  • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMAGEOMÉTRICA QUADRANGULAR
  • FIGURA GEOMÉTRICA QUADRANGULAR
 OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS E DOS CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO (JULHO).

3º BIMESTRE 
  • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS
  • LANÇAMENTO DA COR SECUNDÁRIA (ROXO) E DA NEUTRA (PRETO)
  • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO (EM CIMA⁄EM BAIXO e DENTRO⁄FORA)
  • DISTÂNCIA (PERTO⁄LONGE)
  • RECORDANDO AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ 15
  • RECORDANDO NUMERAL 1 e 2
  • LANÇAMENTO NUMERAL 3 e 4  
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 3 e 4  VISUALMENTE
  • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 3 e 4
  • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
  • FORMA GEOMÉTRICA TRIANGULAR
  • FIGURA GEOMÉTRICA TRIANGULAR
 4º BIMESTRE 
  • RECORDANDO CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS
  • LANÇAMENTO DA COR NEUTRA (BRANCO)
  • RECORDANDO NOÇÕES ANTERIORES
  • POSIÇÃO (EM FRENTE⁄ATRÁS)
  • QUANTIDADE (MUITO⁄POUCO e CHEIO⁄VAZIO)
  • MASSA (LEVE⁄PESADO)
  • TAMANHO (MAIOR⁄MENOR)
  • RECORDANDO AGRUPAMENTOS
  • CONTAGEM ORAL DE NUMERAL ATÉ… (ACRESCENTAR NUMERAIS DEPENDENDO DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO DO ALUNO EM QUESTIONAR SEU CONHECIMENTO)
  • RECORDANDO NUMERAL 1, 2, 3 e 4
  • LANÇAMENTO NUMERAL 5
  • IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DO NUMERAL 5  VISUALMENTE
  • PESQUISA DA QUANTIDADE E DO NUMERAL 5
  • RECORDANDO FORMAS E FIGURAS ANTERIORES
 OBS:
A AVALIAÇÃO DEVERÁ SER FEITA ATRAVÉS DE REGISTROS DIÁRIOS,
BRINCADEIRAS, CONTEÚDOS DADOS DURANTE O PERÍODO E AVAIiAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL (DEZ.)
 
  • TAMBÉM DEVEREMOS CONFECCIONAR ENFEITES NATALINOS E ENSAIAR PARA A FESTA DE ENCERRAMENTO
COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA
  • UTILIZAÇÃO DE CONTAGEM ESCRITA NAS BRINCADEIRAS E NO MEIO SOCIAL AO QUAL ESTÁ INSERIDO
  • RECONHECIMENTO DE QUANTIDADES USANDO LINGUAGEM ORAL, NOTAÇÃO NUMÉRICA E OU REGISTROS NÃO CONVENCIONAIS
  • PERCEPÇÃO⁄RECONHECIMENTO DE NÚMEROS NOS DIFERENTES CONTEXTOS
  • PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO NÚMERO⁄NUMERAL NO COTIDIANO
  • UTILIZAÇÃO DE NOÇÕES SIMPLES DE CÁLCULOMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  • EXPLORAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS COMO FORMA, CONTORNO, LADOS, ETC
  • EXPLORAÇÃO DE DIVERSOS PROCEDIMENTOS NA COMPARAÇÃO DE GRANDEZAS ESTABELECIMENTO DE NOÇÕES DE MEDIDA DE COMPRIMENTO, PESO, VOLUME E TEMPO UTILIZANDO UNIDADES CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
  • INTERAÇÕES EM SITUAÇÕES QUE ESTIMULEM ASSOCIAÇÕES, INVERSÕES, COMPARAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DAS DIVERSAS NOÇÕES DE CONSERVAÇÃO
  • PERCEPÇÇAO DAS RELAÇÕES ESPACIAIS ENTRE O PRÓPRIO CORPO, OBJETOS E OS OSBJETOS ENTRE SI EM SITUAÇÕES LIGADAS AO MOVIMENTO
  • UTILIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PRÓPRIOS DE AGRUPAMENTO DE ACORDO COM SEMELHANÇAS E OU DIFERENÇAS PERCEBIDAS
  • CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE TEMPO ATRAVÉS DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ATIVIDADES PROPOSTAS
HABILIDADES EM MATEMÁTICA
  • AGRUPAR E CONTAGEM DE ELEMENTOS DE DIFERENTES FORMAS COM O USO DE DEDOS, PALITOS, TAMPINHAS, ETC UTILIZANDO ORALMENTE OS NUMERAIS
  • RECONHECIMENTO DOS DIFERENTES USOS DOS MATERIAIS NO CONTEXTO DO COTIDIANO
  • IDENTIFICAÇAO DO NUMERAL (ALGARISMO) NA ESCRITA DA QUANTIDADE
  • REALIZAÇÕES CONCRETAS VIA MANUSEIO DE MATERIAIS, DRAMATIZAÇÃO, JOGOS, BRINCADEIRAS, LEITURA DE HISTÓRIAS, ETC COM VINCULAÇÃO DE AÇÕES MATEMÁTICAS E SEUS RESULTADOS
  • EXPLORAÇÃO DE DIFERENTES MATERIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA, BRINQUEDOS, SUCATA, OBJETOS ESCOLARES, ETC NA DESCOBERTA DAS FORMAS DE CADA UM
  • UTILIZAÇÃO DO CORPO OU OBJETOS COMO INSTRUMENTOS DE MEDIDAS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS
  • COMPARAÇÃO
    EM SITUAÇÕES DIRIGIDAS E ESPONTÂNEAS DE DIFERENTES PESOS,
    VOLUMES, COMPRIMENTOS E SUBSTÂNCIAS
  • EXPLORAÇÃO
    DAS NOÇÕES ESPACIAIS EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS ENTRE SI
  • IDENTIFICAÇÃO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS (BRINCADEIRAS, SITUAÇÇOES PROBLEMAS, RECREAÇÃO, JOGOS, ETC) DOS ESPAÇOS, LIMITES, FORMAS FECHADAS E ABERTAS, ETC EM ATIVIDADES LÚDICAS
  • PERCEPÇÃO DAS RELAÇOES DE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DIFERENTES MATERIAIS COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM
  • PERCEPÇÃO DA RELATIVIDADE DE ATRIBUTOS (MAIOR, MENOR, LEVE, PESADO, ETC)
  • PRECEPÇÃO DE QUE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR SI E COLEGAS ACONTECE NUM DETERMINADO TEMPO E DURAÇÃO
  • ENTENDIMENTO DA EXISTÊNCIA DE UM TEMPO PRÓPRIO VIVIDO (LENTO E RÁPIDO)
  • PERCEPÇÃO DOS DIFERENTES REGISTROS DE TEMPO EM USO NA SALA DE AULA (CALENDÁRIOS, RELÓGIOS, ROTINAS, DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ETC)
  • IDENTIFICAÇÃO DA PRÓPRIA IDADE E DOS COLEGAS
  • VIVENCIAR⁄CONSTRUIR CONCEITOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES REAIS DE APRENDIZAGEM

NATUREZA E SOCIEDADE E IDENTIDADE E AUTONOMIA
 1º BIMESTRE 
  • ADAPTAÇÃO E INSERÇÃO DA CRIANÇA AO MEIO ESCOLAR (ESCOLA)
  • ESTABELECER RELAÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO ATRAVÉS DE REGRAS DE CONVIVÊNCIA (DIREITOS E DEVERES)
  • CONHECIMENTO DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO (EU⁄AUTO – ESTIMA⁄ RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS⁄IDENTIDADE E AUTONOMIA)
  • MEU CORPO (HIGIENE)
  • MEU CORPO (SENTIDOS)
  • ESCOLA (PERCEPÇÃO DA ESCOLA COMO ESPAÇO ESCOLAR – DEPENDÊNCIAS E FUNCIONÁRIOS)
  • RUA⁄BAIRRO (RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE, DE COMO É FORMADO E O QUE TEM)
  • DATAS FESTIVAS: CARNAVAL, ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE RIO DAS OSTRAS, DIA DA MULHER, DIA DO CIRCO, DIA DA ESCOLA, DIA DO LIVRO, DIA DO ÍNDIO
 2º BIMESTRE 
  • FAMÍLIA: MAIO (ÁRVORE GENEALÓGICA MONTADA INDIVIDUALMENTE COM CADAALUNO)
  • CASA: MAIO (DEPENDÊNCIAS DA CASA, MAPEANDO UMA RESIDÊNCIA, CUIDADOS E DEVERES DECADA UM)
  • MÃE: SEMANA DAS MÃES (IMPORTÂNCIA DA FIGURA MATERNA)
  • PROFISSÕES (LIGADAS AS MULHERES)
  • ALIMENTAÇÃO SALDÁVEL: JUNHO E JULHO (FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS)
  • DATAS FESTIVAS: DIA DAS MÃES, MEIO ABIENTE E FESTEJOS JUNINOS⁄JULINOS



 3º BIMESTRE 
  • PAI: SEMANA PATERNAL (IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA)
  • PROFISSÕES ( LIGADAS AO HOMEM)
  • FOLCLORE (RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR VIA LENDAS, CANTIGAS, PARLENDAS, BRINCADEIRAS, COMIDAS, ETC)
  • PLANTAS: SETEMBRO (PERCEPÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA NO CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE RELACIONANDO-O COM AS DIFERENTES UTILIDADES DAS
    PLANTAS E SEU USO PELO HOMEM)
  • DATAS FESTIVAS: PAI, FOLCLORE, SOLDADO, INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ÁRVORE E PRIMAVERA
 4º BIMESTRE 
  • ANIMAIS (DOMÉTICOS, SELVAGENS E NOCIVOS)
  • CRIANÇA (IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA, DIREITOS E DEVERES)
  • MEIOS DE COMUNICAÇÃO (VISUAIS, AUDITIVOS E OS UTILIZADOS COM A ESCRITA)
  • MEIOS DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AÉREOS E MARÍTIMOS)
  • BANDEIRA NACIONAL (O QUE REPRESENTA A NOSSA BANDEIRA?)
  • NATAL (O QUE REPRESENTA O NATAL?)
  • DATAS FESTIVAS: ANIMAIS, DIA DA CRIANÇA, DIA DO MESTRE, DIA DA BANDEIRA,
  • FESTA DE ENCERRAMENTO E NATAL

COMPETÊNCIAS NATUREZA E SOCIEDADE E
IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO COMO INSTRUMENTO DE AUTO-EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
  • CONSCIENTIZAÇÃO DE HÁBITOS DE AUTO CUIDADO, VALORIZANDO A HIGIENE, CONFORTO, SEGURANÇA, ETC
  • RELACIONAMENTO DO PRÓPRIO CORPO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PERCEPÇÕES (SENSORIAIS PSICOMOTORAS E AFETIVAS)
  • ESTABELECIMENTOS DE RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES
  • RELAÇÃO ENTRE ACONTECIMENTOS DO CICLO DA VIDA E NATUREZA
  • CONSCIENTIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS FENÔMENOS NATURAIS E SEUS DIFERENTES AMBIENTES
  • PERCEPÇÃO DAS MUDANÇAS DO CLIMA
  • PERCEPÇÃO DE AMBIENTES (ECOSSISTEMAS) E DOS SERES QUE
    NELE VIVEM
  • CONSCIENTIZAÇAO DO REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE SUCATA COMO FORMA DE DIMINUIR A POLUIÇÃO AMBIENTAL
  • CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
  • PERCEPÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEIO SOCIAL AO QUAL SE INSERE (HÁBITOS, BRINCADEIRAS, LINGUAGEM, JOGOS, ETC)
  • RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE REGRAS SOCIAIS DE CONVIVÊNCIA
  • PERCEPÇÃO DO ESPAÇO DA ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO DE CONVIVÊNCIA
  • IDENTIFICAÇAO E PERCEPÇÃO DA VIDA E CULTURA EM SOCIEDADE E FAMÍLIA

HABILIDADES NATUREZA E SOCIEDADE
E IDENTIDADE E AUTONOMIA
  • PERCEPÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO CORPO EM PARTES E SUAS FUNÇÕES DIVERSAS
  • CONSCIENTIZAÇÃO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA SAÚDE VIA CUIDADOS COM O PRÓPRIO CORPO E COM O CORPO DO OUTRO
  • OBSERVAÇÃO
    E EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE SENSAÇÕES OBTIDAS COM CORES, TEXTURAS, SONS, SABORES E CHEIROS
  • PERCEPÇÃO DE ACONTECIMENTOS DE ORIENTAÇÃO TEMPORAL COMO DIA, NOITE, FASES DA VIDA, ETC
  • REGISTRAR ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO ATRAVÉS DE LINHA DE TEMPO
  • PERCEPÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E AMBIENTES
  • CONSCIENTIZAÇAO DA PRESERVAÇÃO DOS AMBIENTES E DE SERES QUE NELA HABITAM
  • PARTICIPAÇÃO EM DIFERENTES ATIVIDADES ENVOLVENDO OBSERVAÇÃO E PESQUISA
  • RECONHECIMENTO DE PAPÉIS DESEMPENHADOS PELA FAMÍLIA E COMUNIDADE
  • RESPEITO PELOS OBJETOS PESSOAIS, DOS COLEGAS E DA ESCOLA
  • CUMPRIMENTO DE REGRAS ESTABELECIDAS COLETIVAMENTE
  • PERCEPÇÃO DA MANEIRA COMO A INFORMAÇÃO É RECEBIDA (AUDITIVA, VISUAL E AUDIOVISUAL)
  • OBSERVAR E COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VEGETAIS DIRETA OU INDIRETAMENTE
  • REPRESENTAÇÃO DE ANIMAIS E VEGETAIS, ATRAVÉS DE DESENHOS, DRAMATIZAÇÕES, PINTURA, MODELAGEM, ETC
  • CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA, PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA ÁGUA E AR NO AMBIENTE




HABILIDADES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 PERCEPÇÃO GUSTATIVA: DISTINÇÃO DE DIFERENTES SABORES E GOSTOS (DOCE, SALGADO, AZEDO, QUENTE E FRIO)
  • PERCEPÇÃO TÁTIL: RECONHECIMENTO ATRAVÉS DO TATO DE TEXTURASLISAS, ÁSPERAS, MACIAS, DURAS E MOLES
  • PRECEPÇÃO VISUAL: DISTINÇÃO VIAVISÃO DO TODO E DAS PARTES PRECEPÇÃO AUDITIVA: PERCEPÇÃO DOS DIFERENCIADOS TIPOS DE SONS EXISTENTES (VOZ HUMANA, ONOMATOPÉIAS, INSTRUMENTOS MUSICAIS, ETC)
  • PRECEPÇÃOOLFATIVA: DISTINÇÃO E ASSOCIAÇÃO ATRAVÉS DO OLFATO DOS DIVERSOSCHEIROS E ODORES
  • ESQUEMACORPORAL: CONSCIENTIZAÇÃO DAS PARTES DO CORPO E SEUS DETALHES COMO DEDOS, COTOVELOS, BARRIGA, OLHOS, ETC
  • LATERALIDADE: PERCEPÇÃO DO LADO DIREITO E ESQUERDO DO PRÓPRIO CORPO
  • POSIÇÃO ESPACIAL: ENTENDIMENTO DAS POSIÇÕES (SENTADO, EM PÉ, DEITADO, ANDANDO, PARADO, CORRENDO)
  • RELAÇÃO ESPACIAL: CONSCIÊNCIA DAS RELAÇÕES DO SUJEITO COM O ESPAÇO A SUA VOLTA (DE LADO, DE FRENTE, DE COSTAS, EM CIMA, EM BAIXO, ETC)
  • MEMÓRIA VISUAL: REPRODUÇÃO DE IMAGENS OBSERVADAS
  • MEMÓRIA AUDITIVA: REPRODUÇÃO DE SONS
  • SEQUÊNCIA LÓGICA: ORDENAÇÃO DE FATOS, NOÇÃO DE ANTES E DEPOIS
  • ORIENTAÇAO TEMPORAL: NOÇÕES DE DIA, SEMANA, MÊS, ANO, ESTAÇÕES
  • ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO: DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS E INTELECTUAL DO ALUNO
  • ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS: ASSOCIAR FATOS E ACONTECIMENTOS NO COTIDIANO
  • RACIOCÍNIO LÓGICO; AMPLIAÇÃO DO PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE QUESTIONAMENTO, ENTENDIMENTO E ESTÍMULO AO SENSO CRÍTICO
  • COORDENAÇÃO MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS DO CORPO E DOMÍNIO DESSAS FUNÇÕES
  • COORDENAÇÃO VISO-MOTORA: COORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS OCULARES JUNTAMENTE COM OS MOTORES
  • COORDENAÇÃO MOTORA FINA: COORDENAÇÃO DOS DEDOS DA MÃO, MOVIMENTOS DE PINÇA
  • CORES: PERCEPÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CORES PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E NEUTRAS PARA POSTERIORMENTE, ORIGINAR OUTRAS CORES


AMBIENTE ALFABETIZADOR

CALENDÁRIO MENSAL
JOGOS
BRINQUEDOS
ADIVINHAÇÕES
CALENDÁRIO
DO TEMPO
EMBALAGENS USADAS
QUEBRA-CABEÇAS
ENCARTE DE SUPERMERCADOS
POESIAS
EMBALAGENS
COM RÓTULOS
TAMPAS DE REFRIGERANTES
FOLHAS EM BRANCO
TEXTOS
PARLENDAS
PALITOS DE PICOLÉ
CANETINHAS
LETRAS DE MÚSICAS
RECEITAS
MURAL DE RECADOS
LÁPIS DE COR
LIVROS
DE HISTÓRIAS
BULAS DE REMÉDIO
MURAL DE ANIVERSARIANTES
GIZ DE CERA
REVISTAS
GIBIS
RECEITAS
LIVROS DIDÁTICOS VELHOS
JORNAIS
LIVROS DE LITERATURA
CHAMADINHA
OUTROS