Decalques com carimbos
Título: Decalques com carimbos
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Artes Visuais
Conteúdo:
- Criação de pinturas com base na utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
- Criação de pinturas com base na utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para pintar.
- Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.
Objetivo:
- Explorar as possibilidades de pintura por meio dos procedimentos de decalque.
- Explorar as possibilidades de pintura por meio dos procedimentos de decalque.
- Conhecer diferentes estratégias de decalque.
Material:
- Cartões de papelão grosso para compor a base do carimbo, com medida de 20 cm x 15 cm.
- Cartões de papelão grosso para compor a base do carimbo, com medida de 20 cm x 15 cm.
- Barbante.
- Cola branca.
- Grãos de arroz.
- Macarrão miúdo.
- Botões de diferentes tamanhos.
- Tinta guache de diferentes cores.
- Pincel.
- Cartolinas ou papel bobina.
Atividade motivacional:
Preparar previamente um carimbo feito com barbante (conforme orientações apresentadas no próximo item).
Fotografia de um carimbo de barbante pronto e outra fotografia de uma criança utilizando esse carimbo.
Mostrar aos alunos o efeito que podem obter ao pressionarem o carimbo, após este ser embebido em tinta guache.
Mostrar aos alunos o efeito que podem obter ao pressionarem o carimbo, após este ser embebido em tinta guache.
É importante mostrar a importância de os alunos tentarem passar tinta somente no barbante, procurando não colorir a base.
Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
a) Carimbos simples
1. Convidar os alunos a criarem seus próprios carimbos.
2. Oferecer um cartão de papelão para cada aluno.
3. Disponibilizar os grãos de arroz, macarrão, botões e folhas caídas de árvores.
4. Solicitar que cada aluno escolha o material que deseja colar na base do carimbo.
5. Auxiliá-los a colar o material selecionado na base.
6. Oferecer tinta guache e pincéis, orientando-os a passarem uma camada fina de tinta sobre o carimbo.
7. Solicitar que carimbem livremente sobre uma cartolina ou papel bobina.
7. Solicitar que carimbem livremente sobre uma cartolina ou papel bobina.
8. Organizar um momento de apreciação dos trabalhos feitos, ocasião em que podem apresentar comentários e impressões sobre a tarefa.
b) Carimbo com barbante
1. Oferecer um cartão de papelão para cada aluno.
2. Solicitar que registrem um desenho no cartão usando caneta colorida – é importante que o desenho seja composto basicamente pelo contorno do elemento representado.
3. Auxiliá-los na colagem do barbante sobre os traços do desenho.
4. Esperar secar.
5. Oferecer tinta guache e pincéis, orientando-os a passarem uma camada fina de tinta sobre o carimbo.
6. Solicitar que carimbem livremente sobre uma cartolina ou papel bobina. É possível também que os alunos explorem esse carimbo no papel anteriormente carimbado, podendo, assim, criar uma cena.
6. Solicitar que carimbem livremente sobre uma cartolina ou papel bobina. É possível também que os alunos explorem esse carimbo no papel anteriormente carimbado, podendo, assim, criar uma cena.
Apresentar a fotografia de uma composição feita com os carimbos.
Avaliação:
Durante a preparação dos carimbos e exploração deles, perceber se os alunos:
- exploram as possibilidades oferecidas pelos materiais disponibilizados,
- solicitam auxílio, quando necessário,
- fazem uso dos carimbos que criaram para compor alguma cena,
- atribuem significado às formas que se originaram por meio da impressão feita com os carimbos.