Decalques com carimbos


Decalques com carimbos


Título: Decalques com carimbos
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Artes Visuais

Conteúdo:
- Criação de pinturas com base na utilização dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para pintar.
- Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.

Objetivo:
- Explorar as possibilidades de pintura por meio dos procedimentos de decalque.
- Conhecer diferentes estratégias de decalque.

Material:
- Cartões de papelão grosso para compor a base do carimbo, com medida de 20 cm x 15 cm.
- Barbante.
- Cola branca.
- Grãos de arroz.
- Macarrão miúdo.
- Botões de diferentes tamanhos.
- Tinta guache de diferentes cores.
- Pincel.
- Cartolinas ou papel bobina.

Atividade motivacional:
Preparar previamente um carimbo feito com barbante (conforme orientações apresentadas no próximo item).
Fotografia de um carimbo de barbante pronto e outra fotografia de uma criança utilizando esse carimbo.
Mostrar aos alunos o efeito que podem obter ao pressionarem o carimbo, após este ser embebido em tinta guache.
É importante mostrar a importância de os alunos tentarem passar tinta somente no barbante, procurando não colorir a base.

Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
a) Carimbos simples
1. Convidar os alunos a criarem seus próprios carimbos.
2. Oferecer um cartão de papelão para cada aluno.
3. Disponibilizar os grãos de arroz, macarrão, botões e folhas caídas de árvores.
4. Solicitar que cada aluno escolha o material que deseja colar na base do carimbo.
5. Auxiliá-los a colar o material selecionado na base.
6. Oferecer tinta guache e pincéis, orientando-os a passarem uma camada fina de tinta sobre o carimbo.
7. Solicitar que carimbem livremente sobre uma cartolina ou papel bobina.
8. Organizar um momento de apreciação dos trabalhos feitos, ocasião em que podem apresentar comentários e impressões sobre a tarefa.
b) Carimbo com barbante
1. Oferecer um cartão de papelão para cada aluno.
2. Solicitar que registrem um desenho no cartão usando caneta colorida – é importante que o desenho seja composto basicamente pelo contorno do elemento representado.
3. Auxiliá-los na colagem do barbante sobre os traços do desenho.
4. Esperar secar.
5. Oferecer tinta guache e pincéis, orientando-os a passarem uma camada fina de tinta sobre o carimbo.
6. Solicitar que carimbem livremente sobre uma cartolina ou papel bobina. É possível também que os alunos explorem esse carimbo no papel anteriormente carimbado, podendo, assim, criar uma cena.
Apresentar a fotografia de uma composição feita com os carimbos.

Avaliação:
Durante a preparação dos carimbos e exploração deles, perceber se os alunos:
- exploram as possibilidades oferecidas pelos materiais disponibilizados,
- solicitam auxílio, quando necessário,
- fazem uso dos carimbos que criaram para compor alguma cena,
- atribuem significado às formas que se originaram por meio da impressão feita com os carimbos.