Corrida de obstáculos


Corrida de obstáculos


Título: Corrida de obstáculos
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Movimento

Conteúdo:
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento.
- Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.

Objetivo:
- Percorrer o espaço destinado à brincadeira, realizando os movimentos necessários para transpor os obstáculos apresentados no circuito.

Material:
- almofadas;
- cordas;
- arcos;
- bastões;
- mesas;
- túnel – que pode ser construído com uma sucessão de mesas cobertas por um lençol, por exemplo.

Atividade motivacional:
Em um ambiente externo, demarcar uma área para a realização da atividade, indicando as linhas de saída e de chegada. Propor aos alunos que percorram essa distância de diferentes formas: caminhando, saltitando, engatinhando, correndo. Essa atividade pode ocorrer individualmente ou em pequenos grupos de alunos, dependendo do espaço disponível.
Conversar com os alunos sobre as facilidades e as dificuldades na realização das modalidades de deslocamento que foram experimentadas.

Encaminhamento metodológico:
1. Inserir um arco no trajeto entre a linha de saída e a de chegada.
2. Combinar que devem se deslocar caminhando e, ao se depararem com o arco, devem saltar, para entrar nele e, depois, saltar novamente para sair de dentro, continuando o trajeto até chegar à linha de chegada.
3. Solicitar que experimentem a tarefa correndo.
4. Introduzir mais um objeto no trajeto, como uma corda esticada no chão. Portanto, quando estiverem percorrendo o trajeto, os alunos devem saltar para dentro e para fora do arco e, diante da corda, caminhar sobre ela.
5. E assim sucessivamente: cada vez inserindo mais um elemento no circuito.
Sugere-se: passar embaixo de uma mesa; escalar uma pilha de almofadas; engatinhar dentro de um túnel; contornar uma sucessão de bastões colocados paralelamente no chão; entre outras possibilidades que dependem diretamente dos objetos que a escola dispuser.
6. Para finalizar as experimentações, convidar os alunos a criar uma nova ordem para apresentar os objetos, de modo a proporcionar um circuito diferenciado de movimentos e possibilidades motoras.

Avaliação:
Durante a realização da atividade, verificar se os alunos:
- Coordenam movimentos para executar todo o percurso proposto.
- Demonstram apresentar equilíbrio e resistência para executar o percurso.
- Saltam, engatinham, arrastam-se de maneira adequada ao obstáculo em questão.
- Apresentam iniciativa para resolver pequenos problemas que se apresentam durante a atividade, pedindo ajuda se necessário.
- Participam da construção de novo percurso de obstáculos de forma cooperativa.