Sobre o Uso da Bicicleta


por Pilar Tetilla Manzano Borba(*)
A idade ideal para a criança andar de bicicleta é após os 7 anos.
Porque?  A bicicleta anda porque foi dado um impulso que faz com que as rodas rodem mesmo que a criança pare de pedalar. Isso enfraquece  a ‘vontade’ da criança, que está na idade (primeiro setênio) de usar esse impulso volitivo do fazer, que trouxe da vida anterior.
Se a criança, ao invés de ganhar uma bicicleta ganha um velocípede: veículo infantil que é movido pelos pés. Nele a própria criança com seus pés no chão o faz andar, é ela quem está fazendo o movimento para sair do lugar. Se os pés param de se mover, ele também pára de andar.
Esse tipo de “bicicleta” não faz mal porque é a vontade da criança,
ativa, que a faz sair do lugar.
A bicicleta requer movimentos alternados de pés e mãos (cruzados) que a criança de 2-3 anos ainda está adquirindo. Nessa idade ela deve fazer movimentos simétricos (o que um lado do corpo faz o outro faz igual no mesmo tempo e não alternados), a fim de usar os dois lados do cérebro.
Se anteciparmos uma fase na criança antes que ela adquire habilidades anteriores atrapalhamos seu desenvolvimento neurofisiológico, e isso irá repercutir desfavoravelmente no aprendizado escolar.
(*) Terapeuta Ocupacional
 Pedagoga Waldorf
 Pós-graduada em Antroposofia na Saúde pela UNISO
 Professora no curso de fundamentação em pedagogia Waldorf
 Orienta berçários, creches, maternais e jardins de infância