A importância de brincar para o desenvolvimento das crianças

O sorriso dos recém-nascidos é uma das primeiras manifestações da necessidade de brincar, uma atividade inata e instintiva de extrema importância para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. As etapas do desenvolvimento infantil, as brincadeiras como pilar da aprendizagem e motor da comunicação e da interação social são alguns dos principais temas do encontro que vai reunir pais, médicos e especialistas em educação no Instituto Português da Juventude do Parque das Nações. 
“As brincadeiras promovem o desenvolvimento de todas as competências fundamentais da criança, como as aptidões sociais, motoras, afetivas, cognitivas e da linguagem. Elas divertem, estimulam a curiosidade e a interação com os outros, fornecem conhecimentos e podem até ajudar a vencer medos e ansiedades”, disse à agência Lusa a pediatra Sandra Afonso.
Segundo esta especialista, as brincadeiras começam logo nos primeiros dias de vida, quando o recém-nascido interage com a mãe e responde aos seus estímulos através do olhar e do sorriso.
Este primeiro jogo de comunicação é fundamental para o desenvolvimento harmonioso da relação entre o bebê e a mãe, é a primeira manifestação do ato de brincar, defende a pediatra.
à medida que a criança desenvolve a motricidade, ainda nos primeiros meses de vida, as brincadeiras tornam-se mais frequentes, sobretudo através da exploração dos objetos. Agarrar um brinquedo e deitá-lo ao chão vezes sem conta para os pais apanharem é uma das atividades que mais diversão dá aos bebês a partir dos oito ou nove meses.
Com a aquisição da linguagem, por volta de um ano de idade, começam os jogos de imitação e mais tarde as brincadeiras de faz- de- conta, as canções e lengalengas, fundamentais para a aprendizagem posterior da escrita e da leitura.
Na infância são igualmente fundamentais as atividades ao ar livre e em grupo, sobretudo nas ruas do bairro ou nos parques infantis onde as crianças possam ter experiências lúdicas e sociais em segurança e com autonomia relativamente aos pais.
No entanto, muitos destes equipamentos estão deteriorados nas grandes cidades portuguesas, apresentando problemas ao nível da segurança e higiene, segundo os especialistas que vão estar presentes no debate.
Sensibilizar as autarquias para a importância de renovar os espaços existentes e dar prioridade à criação de novos equipamentos infantis no planejamento urbano é, por isso, fundamental, defende a Oficina Didática, uma loja de brinquedos que promove o encontro.
Aprender a brincar com crianças deficientes, as consequências de uma criança sem tempo para brincar e a utilização das novas tecnologias nas brincadeiras infantis são outros temas que vão estar em debate nas Jornadas “Brincar, a sua importância no desenvolvimento da Criança”.
Retirado de:
Agência LUSA