Túnel


Túnel

Título: Túnel
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Movimento

Conteúdo:
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
- Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.

Objetivo:
- Potencializar a capacidade de deslocamento por meio de diferentes movimentos corporais – engatinhar, arrastar-se, agachar-se, rolar.
- Ampliar coordenação e possibilidades de deslocamentos.

Material:
- Caixas de papelão de tamanho grande, médio e pequeno.
- Tecidos, como lençóis.
- Papel celofane colorido.
- Fita adesiva.

Atividade motivacional:
Selecionar uma caixa grande, uma média e uma pequena, esta de tamanho suficiente para permitir que um aluno consiga passar por dentro dela.
Manter as abas das caixas abertas e posicioná-las no chão, viradas de lado, de modo que formem uma espécie de túneis individuais.
Convidar os alunos a passarem por dentro da maior caixa, um de cada vez. Em seguida, propor que passem dentro da caixa de tamanho médio e, por fim, pela de tamanho pequeno.
Durante a realização da atividade, despertar a atenção dos alunos para que experimentem diferentes maneiras de cumprir a tarefa – agachando-se, arrastando-se, engatinhando, rolando.

Encaminhamento metodológico
1. Aproximar as três caixas, mantendo certa distância – 50 cm, aproximadamente.
2. Desafiar os alunos a passarem por dentro das caixas em sequência, ou seja, devem iniciar pela maior caixa, dirigindo-se imediatamente para a de porte médio, chegando a de porte pequeno.
3. Ampliar ainda mais o grau do desafio, aproximando as caixas completamente de modo que os alunos tenham de criar uma estratégia de deslocamento para passar de uma caixa maior para as menores e vice-versa.
4. Acrescentando mais caixas no percurso, unindo-as com fita adesiva, e tornando o túnel mais comprido. Sugere-se que a sequência de caixas ora contemple as de mesmo tamanho, ora haja variação desses tamanhos para proporcionar desafios motores aos alunos.
Observação: Utilizar folhas de papel celofane colorido ou os tecidos para fechar os espaços existentes devido à diferença de tamanho entre as caixas. É possível também criar “janelas” nas caixas – recortam-se círculos, retângulos e outras formas e, nestes recortes, cola-se o papel celofane.
5. Propor a brincadeira do túnel em uma área com declive não acentuado na escola. Assim, novas oportunidades de exploração corporal serão estabelecidas.
Avaliação:
Acompanhar o desempenho dos alunos no decorrer da atividade, verificando se:
- demonstram interesse por realizar a proposta;
- experimentam e realizam movimentos em diferentes circunstâncias, de modo a ampliar suas capacidades de deslocamento e coordenação;
- adaptam os movimentos realizados em virtude das condições impostas pela brincadeira.