Os Bebês em Berçário e Creche – O Papel do Educador
Author: Raquel Martins
Quando os bebês nascem, captam pouco do mundo que os rodeia e compreendem ainda menos. Como os seus sentidos não estão focalizados, eles olham sem perceber o que vêem e ouvem sem entender o que significa o som.
Nas primeiras semanas de vida, nem sequer se apercebem de que estão separados do mundo à sua volta. Não sabem controlar nem o corpo nem o mundo.
Antes de um bebê saber descobrir o seu mundo, precisa saber onde termina o seu corpo e começa o resto do mundo. Para isso, tem de perceber primeiro o que pode fazer para que as coisas aconteçam o que seria mais fácil se pudesse controlar o que o seu corpo faz.
Todavia quando o bebê nasce, já possui um conjunto de reflexos que demonstram o seu instinto natural de sobrevivência. Todos estes reflexos desaparecem por volta dos três meses, pois caso contrário, o seu desenvolvimento ficaria comprometido e as novas capacidades não poderiam surgir.
A melhor forma de ajudar e encorajar o desenvolvimento do bebê é através dos sentidos – visão, audição, tacto, olfato e paladar – porque estes são os meios que utilizará para explorar o mundo antes de se poder movimentar nele sozinho.
Durante os primeiros meses, os bebês pouco mais fazem do que dormir e comer, mas de vez em quando começam a surgir traças da sua personalidade.
Entre os dois e os três meses, o bebê já é capaz de fazer mais coisas e está cada vez mais interessado pelo mundo. A criança bate nos objetos, leva a mão à boca e agarra um brinquedo. Em breve, o bebê percebe que é ele próprio a fazer o barulho com a boca.
Entre os três e os seis meses, o bebê segura no brinquedo e explora-o com as mãos e a boca. Bater e atirar brinquedos parecem ser uma resposta universal.
Entre os seis e os nove meses um dos feitos mais importantes dos bebês é conseguir mudar de posição. Conseguem rolar em ambas direções, sentar-se sem ajuda, sentar-se e virar (sem cair), passar da posição de bruços para a posição de sentado e por fim levantar-se.
Durante estes meses, os bebês dão enormes passos cognitivos à medida que se apercebem do mundo que os rodeia. Entre os nove e doze meses, os bebês parecem estar sempre em movimento.
Os brinquedos de empurrar e puxar são também úteis, pois dão à criança algo a que se pode agarrar, dando apoio.
Os bebês estão assim a aprender habilidades novas e a conseguir mover-se e a tentar descobrir como é que as coisas funcionam através de exploração.
É função do Educador de Infância, planificar e criar todas as condições necessárias para estimular o desenvolvimento dos bebês, nunca esquecendo que cada bebê tem o seu próprio ritmo.
Os primeiros anos são fundamentais para a formação da personalidade do bebê. Será papel de o educador ajudá-lo a seguir em frente e caminhar com ele na apaixonante aventura de crescer.
Qualquer bebê transforma um objeto – por mais estranho que pareça – num brinquedo.
Fonte: Programação e planificação na creche 0-1 ano: Bola de Neve