O brincar na educação infantil

“O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
Extraído da palestra em 30/11
Hotel Renaissance, São Paulo

Lançamento do livro “O Brincar – 0 a 6 anos” de Gisela Wajskop

  • Palestrantes:
Gilles Bregère, Nathalie Rouscos e Gisela Wajskop

    I.    EXPERIÊNCIA LÚDICA - Gilles Bregère: leu “Reflexões ao redor da experiência lúdica” de sua autoria (prefácio do livro de Gisela).

 II.    BRINQUEDOTECA – Nathalie Rouscos
·         Deve estimular e oferecer variedade às crianças;
·         Faz-de-conta: estimula/elabora/constrói a experiência lúdica da criança;
A experiência lúdica neste ambiente necessita de três elementos:
  1. Material diversificado: não é essencial, porém os objetos enriquecem e a brincadeira pode mudar de acordo com o material oferecido. Permite que as crianças selecionem o que querem fazer. A variedade também propicia adequação às diferentes faixas etárias.

  1. Disposição do espaço: a brinquedoteca não é uma loja. É preciso saber apresentar e organizar o espaço a fim de “provocar” a criança.
Reflexão: o que as crianças farão com brinquedos jogados em uma caixa?
Sugere a organização por temas: cantos facilitam a orientação das crianças. Deixar um canto vazio: espaço para a criança refletir e organizar suas ideias.
Os cantos podem ser mais íntimos ou mais interativos; mais solitários ou mais coletivos; mais estáticos ou com movimento.
IMPORTANTE: a organização por cantos não significa estabelecer limites para a brincadeira.

  1. Interação do profissional com as crianças: o profissional deve intervir para enriquecer.
Observação: a não intervenção é a melhor intervenção neste espaço.
O profissional analisa/observa o que está acontecendo. O controle é das crianças!
Ele deverá:
·         Estar à disposição das crianças;
·         Ajudar somente quando necessário;
·         Identificar as necessidades da criança (objeto na prateleira alta...);
·         Intervir pontualmente no brincar da criança observando os itens acima.
O profissional pode participar da brincadeira desde que seja uma demanda da criança.
Ex.: Crianças brincando de correio. O profissional entra no final da fila. Quando chega sua vez, o atendente (criança) olha pra ele e diz: “O correio acabou de fechar” rsrsrs (Adorei esta!)

Bem, amigas, repasso minhas anotações. Se puderem trocar comigo, agradeço!
Beijos, Maria Elena
01/12/2009