Mini-Projeto Olimpíadas
Objetivo Geral
Ter “informações” e interesse sobre os vários tipos de esportes e suas competições nas olimpíadas procurando adequá-los ao cotidiano das crianças para que possam interagir entre si.
Desenvolvimento
Trabalhar atividades desportivas adaptadas as faixas etárias com variados tipos de jogos de bola, corrida, salto, etc.
Estratégia
As atividades poderão ser realizadas em vários espaços da creche.
SEGUNDA-FEIRA
· Conversa informal sobre os Jogos olímpicos e início das competições na creche.
· Conversa informal sobre as olimpíadas, esportes, atletas e países que participarão desta festa.
· Informações sobre as competições que os alunos irão participar.
· Conversa sobre o respeito aos colegas durante as competições.
· Hasteamento da Bandeira e ouvir o Hino nacional.
JOGOS-SALTOS
· Salto em altura -Amarrar um elástico nas duas pontas. A cada salto, o elástico é colocado em uma altura maior. Aqui a criança não poderá tocar o elástico.
· Salto em distância – Faça uma marcação no chão para o início do salto, e outra para o salto de chegada.
· Pular amarelinha e/ou corda.
· Choque elétrico (cobrinha).
TERÇA-FEIRA - CORRIDAS
· Corrida com bastões – Divida a turma em dois grupos. Marque uma linha para iniciar e outra para a chegada. Na linha de chegada, colocar um cesto para que os alunos possam correr até ele e colocar o bastão dentro. O primeiro grupo que colocar todos os bastões no cesto, ganha a partida.
· Corrida com obstáculos – Posicionar as crianças em dois grupos, amarrar um elástico nas duas pontas a uma altura para que as crianças possam pular sem muita dificuldade e bambolês para que possam pisar dentro deles. O grupo que terminar primeiro ganha.
· Correr na linha – Marcar no chão uma linha sinuosa, formar dois grupos e pedir que a percorram sem sair da marcação. Quem terminar primeiro vence.
· Corrida da centopéia – Forme duas equipes e as posicionem sentadas encaixando-as uma criança atrás das outra com as pernas abertas com uma bola para cada grupo. A bola deverá passar de uma criança para outra por cima da cabeça. Vence quem acabar primeiro.
QUARTA-FEIRA - JOGO COM BOLAS
· Bola ao cesto – Bolinhas e cestos de plástico. Forme dois grupos, cada criança com uma bola. Marque uma linha no chão, desta linha, dê um espaço de acordo com a faixa etária com a qual se está trabalhando e coloque o cesto para jogar as bolas. Dê uma bola para cada criança, e estas deverão jogá-las a partir da linha marcada no chão dentro do cesto. Ganhará a partida quem acertar mais bolas dentro do cesto.
· Boliche – Várias garrafas PET decoradas pelas crianças e bolas. Formar uma fila e pedir que joguem as bolas uma de cada vez por três vezes cada criança para acertar as garrafas. Vence o jogo quem derrubar mais garrafas.
· Jogo de petecas – Jogo com duplas ou vários jogadores em roda. Se deixar cair no chão, o jogador deverá sair da roda ou da dupla.
· Golfe – Cestos plásticos ou caixas de papelão e bolas de plástico ou de jornal. Montar um circuito com vários pontos no espaço escolhido para o jogo, prender os cestos ou caixas e formar duplas ou grupos que tentarão colocar a bola dentro do cesto ou caixa. Cada jogador terá uma bola para o jogo. Quem terminar primeiro o circuito, vencerá.
QUINTA-FEIRA – JOGOS LIVRES
· Rabinho atrás – Todos os jogadores deverão ter um “rabinho de tecido ou jornal” preso à roupa atrás e todos tentarão pegar “roubar” o “rabinho” do colega e ao mesmo tempo, proteger o seu “rabinho”. Quem “roubar” mais “rabinho” ou o último que ficar com o “rabinho” ganhará a disputa.
· Vivo e morto.
· Estátua.
· Corrida maluca – Correr pulando em um pé só, com os dois pés, engatinhando, saltando como um sapinho, arrastando o bumbum.
· Montar e desmontar quebra-cabeças.
· Encaixe de blocos – Dar a mesma quantidade de blocos para cada criança que deverão encaixá-los em um tempo estipulado pelo professor (a).
SALA DE VÍDEO
SEXTA – FEIRA
· Confecção de cartaz sobre as olimpíadas, brincadeira livre e culminância do PROJETO com premiação dos atletas com medalhas e coroas.
OBS: Poderão ocorrer mudanças nas atividades no decorrer da semana.