Desenhos de areia
Título: Desenhos de areia
Âmbito: Conhecimento de MundoEixo: Linguagem Oral e EscritaConteúdo:
- Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Manuseio de materiais diversificados.
- Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
- Manuseio de materiais diversificados.
Objetivo:
- Ampliar a habilidade de manipulação da criança.
- Ampliar a habilidade de manipulação da criança.
- Estimular a expressão gráfica e oral.
Material:
- Caixa ou tanque de areia – parquinho.
- Caixa ou tanque de areia – parquinho.
- Palitos de churrasco sem ponta.
- Recipientes de diferentes formas (circulares, quadradas e retangulares, por exemplo), como: potes de margarina, tampas de latas de leite e de achocolatado, copos de iogurte, potes de sorvete; recipientes de leite fermentado, entre outros.
Atividade Motivacional:
Ainda na sala de aula, mostrar os materiais às crianças e convidá-las para brincarem de desenhar e escrever de um jeito diferente. Sugere-se criar um ambiente de suspense, ou seja, solicitar às crianças que acompanhem o professor para que seja revelado o local onde a atividade será realizada. Então, dirigir-se até o parque da escola e mostrar o lugar onde poderão fazer seus desenhos e escritas – a areia.
Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):
1. Propor que cada criança se acomode em um local da caixa de areia e experimente desenhar sobre ela utilizando os próprios dedos.
2. Acompanhar o desempenho de cada uma, fazendo comentários sobre o que estão fazendo de modo a incentivá-las ainda mais.
3. Atuar como participante da atividade, realizando, como as crianças, desenhos e escritas sobre a areia. Nesse momento, contar-lhes o que está fazendo, como círculos, quadrados, espirais, animais, plantas ou, então, os nomes dos alunos, de si próprio, entre outras possibilidades.
4. Distribuir os palitos de churrasco sem ponta e combinar os cuidados que devem ter com este material, tendo em vista a segurança de todos.
4. Distribuir os palitos de churrasco sem ponta e combinar os cuidados que devem ter com este material, tendo em vista a segurança de todos.
5. Estimular que contem o que estão registrando e propor desafios como: “Quem consegue desenhar uma cobra?”, “E uma bola?”, entre outras sugestões.
6. Umedecer a areia de um dos lados da caixa de modo que os alunos possam experimentar os registros na areia seca e na areia molhada. Podem ser estimulados a estabelecer comparações entre seus próprios registros elaborados em um e em outro local.
7. Dispor os recipientes com formatos diferentes e propor que descubram que tipos de marcas aqueles materiais podem produzir se pressionados contra a areia úmida, por exemplo.
8. Incentivar a exploração de marcas que podem ser produzidas com esses materiais, como: compor um trem, pressionando na areia o fundo de um pote de sorvete várias vezes na horizontal (para representar os vagões) e pressionando esse mesmo pote na posição vertical para compor a máquina ou cabine do maquinista, por exemplo.
8. Incentivar a exploração de marcas que podem ser produzidas com esses materiais, como: compor um trem, pressionando na areia o fundo de um pote de sorvete várias vezes na horizontal (para representar os vagões) e pressionando esse mesmo pote na posição vertical para compor a máquina ou cabine do maquinista, por exemplo.
Avaliação:
Durante a realização da atividade, é importante verificar se as crianças:
- Conversam e interagem verbalmente, relatando o que está representando.
- Apresentam ampliação em seu repertório de palavras, frases e expressões verbais.
- Demonstram interesse em representar suas ideias por meio da representação gráfica, trazendo ou não traços figurativos do elemento que pretende representar
- Exploram os recursos materiais disponibilizados para a realização da atividade.
- Imitam as ações típicas dos atos de escrever e ler (fazem de conta que estão lendo e escrevendo).